PRIMEIRAS VIVÊNCIAS NO CAS DE MOSSORÓ / RN: UM OLHAR DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE DESCOBERTAS, DESAFIOS E APRENDIZAGENS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127388 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5757 "inscrito_id" => 12037 "titulo" => "PRIMEIRAS VIVÊNCIAS NO CAS DE MOSSORÓ / RN: UM OLHAR DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE DESCOBERTAS, DESAFIOS E APRENDIZAGENS." "resumo" => "Este artigo traz um relato de experiência da primeira atividade de inserção e integração dos bolsistas do PIBID da UFERSA vinculados ao subprojeto interdisciplinar Letras Libras/Português/Física no ambiente escolar do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró-RN. A formação inicial de professores exige a vivência de práticas que favoreçam uma compreensão crítica e aprofundada da realidade educacional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma importante iniciativa, ao possibilitar que os licenciandos vivenciem práticas pedagógicas diversificadas e inclusivas em diferentes contextos escolares. O objetivo principal deste trabalho é compartilhar e refletir sobre a experiência vivenciada na primeira atividade formativa realizada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS). A atividade trabalhou os temas “energias renováveis” e “meio ambiente” , com o uso de materiais didáticos apresentados de forma lúdica e visual, respeitando os princípios da educação bilíngue. A comunicação foi feita principalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a aprendizagem dos alunos. Durante a ação, os licenciandos também conheceram os projetos do CAS, que incluem formação de professores, apoio pedagógico e orientação às famílias. Para alcançar os objetivos propostos, ampliamos a discussão por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Segundo Gil (2002), as pesquisas exploratórias visam proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito ou auxiliando na construção de hipóteses. Além disso, fundamentamo-nos em Oliveira (2013), que ressaltam a importância do ensino lúdico e da experiência prática na formação docente. Após a realização da pesquisa, reconhecemos que a experiência proporcionou aos licenciandos um contacto direto com a prática da educação bilíngue, evidenciando a relevância da formação inicial pautada na vivência e na inserção em contextos reais de educação inclusiva especialmente aqueles que valorizam a diversidade e a acessibilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12037_TB5757_29102025234946.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICY DENISE APOLONIO MARCELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICY" "autor_email" => "alicyapolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127388 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5757 "inscrito_id" => 12037 "titulo" => "PRIMEIRAS VIVÊNCIAS NO CAS DE MOSSORÓ / RN: UM OLHAR DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE DESCOBERTAS, DESAFIOS E APRENDIZAGENS." "resumo" => "Este artigo traz um relato de experiência da primeira atividade de inserção e integração dos bolsistas do PIBID da UFERSA vinculados ao subprojeto interdisciplinar Letras Libras/Português/Física no ambiente escolar do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró-RN. A formação inicial de professores exige a vivência de práticas que favoreçam uma compreensão crítica e aprofundada da realidade educacional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma importante iniciativa, ao possibilitar que os licenciandos vivenciem práticas pedagógicas diversificadas e inclusivas em diferentes contextos escolares. O objetivo principal deste trabalho é compartilhar e refletir sobre a experiência vivenciada na primeira atividade formativa realizada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS). A atividade trabalhou os temas “energias renováveis” e “meio ambiente” , com o uso de materiais didáticos apresentados de forma lúdica e visual, respeitando os princípios da educação bilíngue. A comunicação foi feita principalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a aprendizagem dos alunos. Durante a ação, os licenciandos também conheceram os projetos do CAS, que incluem formação de professores, apoio pedagógico e orientação às famílias. Para alcançar os objetivos propostos, ampliamos a discussão por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Segundo Gil (2002), as pesquisas exploratórias visam proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito ou auxiliando na construção de hipóteses. Além disso, fundamentamo-nos em Oliveira (2013), que ressaltam a importância do ensino lúdico e da experiência prática na formação docente. Após a realização da pesquisa, reconhecemos que a experiência proporcionou aos licenciandos um contacto direto com a prática da educação bilíngue, evidenciando a relevância da formação inicial pautada na vivência e na inserção em contextos reais de educação inclusiva especialmente aqueles que valorizam a diversidade e a acessibilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12037_TB5757_29102025234946.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICY DENISE APOLONIO MARCELINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICY" "autor_email" => "alicyapolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }