Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRIMEIRAS VIVÊNCIAS NO CAS DE MOSSORÓ / RN: UM OLHAR DOS BOLSISTAS DO PIBID SOBRE DESCOBERTAS, DESAFIOS E APRENDIZAGENS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo traz um relato de experiência da primeira atividade de inserção e integração dos bolsistas do PIBID da UFERSA vinculados ao subprojeto interdisciplinar Letras Libras/Português/Física no ambiente escolar do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró-RN. A formação inicial de professores exige a vivência de práticas que favoreçam uma compreensão crítica e aprofundada da realidade educacional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) surge como uma importante iniciativa, ao possibilitar que os licenciandos vivenciem práticas pedagógicas diversificadas e inclusivas em diferentes contextos escolares. O objetivo principal deste trabalho é compartilhar e refletir sobre a experiência vivenciada na primeira atividade formativa realizada no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS). A atividade trabalhou os temas “energias renováveis” e “meio ambiente” , com o uso de materiais didáticos apresentados de forma lúdica e visual, respeitando os princípios da educação bilíngue. A comunicação foi feita principalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a aprendizagem dos alunos. Durante a ação, os licenciandos também conheceram os projetos do CAS, que incluem formação de professores, apoio pedagógico e orientação às famílias. Para alcançar os objetivos propostos, ampliamos a discussão por meio de uma pesquisa exploratória e qualitativa. Segundo Gil (2002), as pesquisas exploratórias visam proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito ou auxiliando na construção de hipóteses. Além disso, fundamentamo-nos em Oliveira (2013), que ressaltam a importância do ensino lúdico e da experiência prática na formação docente. Após a realização da pesquisa, reconhecemos que a experiência proporcionou aos licenciandos um contacto direto com a prática da educação bilíngue, evidenciando a relevância da formação inicial pautada na vivência e na inserção em contextos reais de educação inclusiva especialmente aqueles que valorizam a diversidade e a acessibilidade.

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