SABERES EM FOCO: UMA ANÁLISE DO CADERNO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127402 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5784 "inscrito_id" => 12443 "titulo" => "SABERES EM FOCO: UMA ANÁLISE DO CADERNO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "O contexto em que a educação se insere na atualidade é reflexo da defasagem na aprendizagem pela qual vem passando nos últimos anos, quando as práticas e as habilidades de leitura e de escrita foram afetadas, sobretudo pelo distanciamento das aulas presenciais, devido ao período pandêmico, que contribuiu de forma drástica para isso. Nessa perspectiva, ações com o objetivo de retomar conhecimentos não adquiridos, preenchendo as lacunas afetadas por essa problemática, tornaram-se cada vez mais urgentes e necessárias para todos os níveis da Educação Básica. A criação da disciplina Recomposição da Aprendizagem em Língua Portuguesa, no estado da Paraíba, foi uma das estratégias idealizadas e concretizadas para amenizar essa problemática que se mostra persistente no contexto vigente. Assim, este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise sobre o caderno que foi desenvolvido para recompor os saberes dos estudantes no ano de 2025, especificamente o material disponibilizado para a 2ª série do Ensino Médio, o qual faz uma abordagem das habilidades essenciais e específicas para esta etapa de aprendizagem. Esta análise partiu de uma pesquisa de cunho qualitativo, pautando-se, sobretudo na teoria dos gêneros de Bakhtin e no que norteia a BNCC sobre o ensino de Língua Portuguesa, a partir da verificação de como essa proposta contribui para o desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12443_TB5784_30102025155444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edduardo_ss@icloud.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127402 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5784 "inscrito_id" => 12443 "titulo" => "SABERES EM FOCO: UMA ANÁLISE DO CADERNO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA" "resumo" => "O contexto em que a educação se insere na atualidade é reflexo da defasagem na aprendizagem pela qual vem passando nos últimos anos, quando as práticas e as habilidades de leitura e de escrita foram afetadas, sobretudo pelo distanciamento das aulas presenciais, devido ao período pandêmico, que contribuiu de forma drástica para isso. Nessa perspectiva, ações com o objetivo de retomar conhecimentos não adquiridos, preenchendo as lacunas afetadas por essa problemática, tornaram-se cada vez mais urgentes e necessárias para todos os níveis da Educação Básica. A criação da disciplina Recomposição da Aprendizagem em Língua Portuguesa, no estado da Paraíba, foi uma das estratégias idealizadas e concretizadas para amenizar essa problemática que se mostra persistente no contexto vigente. Assim, este trabalho tem como finalidade apresentar uma análise sobre o caderno que foi desenvolvido para recompor os saberes dos estudantes no ano de 2025, especificamente o material disponibilizado para a 2ª série do Ensino Médio, o qual faz uma abordagem das habilidades essenciais e específicas para esta etapa de aprendizagem. Esta análise partiu de uma pesquisa de cunho qualitativo, pautando-se, sobretudo na teoria dos gêneros de Bakhtin e no que norteia a BNCC sobre o ensino de Língua Portuguesa, a partir da verificação de como essa proposta contribui para o desenvolvimento dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12443_TB5784_30102025155444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edduardo_ss@icloud.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }