Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO ARTICULADOR DE ENSINO NA CONSOLIDAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE ALAGOAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO AÇÕES EDUCACIONAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo evidenciar a implementação do Programa Criança Alfabetizada e o papel do Articulador de Ensino como formador de professores nas Escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Pública Estadual de Alagoas. O programa, iniciado em 2023, tem proporcionado formações específicas para os professores alfabetizadores, além de oferecer materiais de apoio pedagógico, como a Coleção Veredas, fortalecendo o ensino e a aprendizagem. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, quantitativo e de campo, na qual analisamos o trabalho de Articuladores de Ensino de cinco Escolas Estaduais de Anos Iniciais da 1ª Gerência Regional de Ensino da Rede Pública de Alagoas diante das formações vindas do Programa Criança Alfabetizada, buscamos trazer opiniões e informações sobre o avanço da leitura e da escrita dos estudantes e como esses formadores coletam os dados diretamente da realidade de suas escolas. Essa pesquisa tem como foco mostrar que a formação continuada tem sido um eixo essencial para capacitar os docentes e aprimorar suas estratégias de ensino, promovendo a consolidação de metodologias eficazes para a alfabetização. No entanto, a alta rotatividade docente e a seleção de monitores têm dificultado a consolidação dessas práticas. A constante troca de profissionais exige um recomeço frequente das formações, impactando a continuidade do trabalho e, consequentemente, os resultados esperados. Apesar dessa dificuldade, as escolas em questão apresentaram bons resultados nas últimas avaliações externas CAED e SAVEAL (2024). Essa pesquisa se fundamenta em importantes estudiosos da alfabetização, os quais nos fortalecem com suas reflexões e posicionamentos, a exemplo Magda Soares (2016) que defende a alfabetização como um processo integrado ao letramento, ou seja, à prática social da escrita e Emília Ferreiro (1985) que aborda a construção gradativa das crianças sobre a escrita, partindo de hipóteses até a compreensão plena do sistema alfabético.

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