DANÇA DE BEBÊS NO PROJETO CANGURU – CARTOGRAFANDO CRIAÇÕES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127409 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5792 "inscrito_id" => 11808 "titulo" => "DANÇA DE BEBÊS NO PROJETO CANGURU – CARTOGRAFANDO CRIAÇÕES" "resumo" => "Os bebês estabelecem suas comunicações com o mundo através da linguagem corporal. Antes do desenvolvimento da linguagem verbal e todo o seu protagonismo duarante a vida, todos têm a linguagem corporal como principal via comunicacional. Desse modo, em certos aspectos, os bebês se aproximam do fazer da dança. Neste artigo foram analisadas as criações de movimento de bebês em aulas do “Projeto Canguru – dança para bebês” que acontece em João Pessoa/PB desde 2014. Para tanto fez-se necessário ampliar os conhecimentos sobre bebês, suas características e diferenças das crianças (Tebet, 2013). Foi criada uma conceituação de dança como fluxo de metáforas do corpo em movimento a partir das metáforas cognitivas de Lakoff e Johnson (2002). Desse modo a metodologia empregada foi a cartografia com enfoque no trabalho desenvolvido por Deligny (2015) que mapeava trajetórias e fazia uso de mapas-base para analisar eventos. Posteriormente foram analisadas as movimentações de bebês que participaram do projeto em 2022.2, e que frequentavam a turma de um ano a um ano e onze meses de idade. As aulas do Projeto Canguru seguiram a metodologia de aulas criada especificamente para esse projeto que segue a rotinha de chegada (com música do “Bom dia”); desenvolvimento da temática do dia (com criação de movimentos e exploração de materiais não estruturados); fruição (apresentação artística) e finalização com a ciranda (com a música “Ciranda Canguru”). As aulas foram filmadas e fotografadas com autorização dos responsáveis legais. Por fim realizou-se a cartografia das criações dos bebês relacionando-as com a linguagem da dança. Fuir a criação dos bebês contribui para a desieraquização das relações entre adultos e bebês, abrindo possibilidades de criação de novos mundos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11808_TB5792_30102025232657.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA COSTA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Juliana Costa R" "autor_email" => "julianapolo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127409 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5792 "inscrito_id" => 11808 "titulo" => "DANÇA DE BEBÊS NO PROJETO CANGURU – CARTOGRAFANDO CRIAÇÕES" "resumo" => "Os bebês estabelecem suas comunicações com o mundo através da linguagem corporal. Antes do desenvolvimento da linguagem verbal e todo o seu protagonismo duarante a vida, todos têm a linguagem corporal como principal via comunicacional. Desse modo, em certos aspectos, os bebês se aproximam do fazer da dança. Neste artigo foram analisadas as criações de movimento de bebês em aulas do “Projeto Canguru – dança para bebês” que acontece em João Pessoa/PB desde 2014. Para tanto fez-se necessário ampliar os conhecimentos sobre bebês, suas características e diferenças das crianças (Tebet, 2013). Foi criada uma conceituação de dança como fluxo de metáforas do corpo em movimento a partir das metáforas cognitivas de Lakoff e Johnson (2002). Desse modo a metodologia empregada foi a cartografia com enfoque no trabalho desenvolvido por Deligny (2015) que mapeava trajetórias e fazia uso de mapas-base para analisar eventos. Posteriormente foram analisadas as movimentações de bebês que participaram do projeto em 2022.2, e que frequentavam a turma de um ano a um ano e onze meses de idade. As aulas do Projeto Canguru seguiram a metodologia de aulas criada especificamente para esse projeto que segue a rotinha de chegada (com música do “Bom dia”); desenvolvimento da temática do dia (com criação de movimentos e exploração de materiais não estruturados); fruição (apresentação artística) e finalização com a ciranda (com a música “Ciranda Canguru”). As aulas foram filmadas e fotografadas com autorização dos responsáveis legais. Por fim realizou-se a cartografia das criações dos bebês relacionando-as com a linguagem da dança. Fuir a criação dos bebês contribui para a desieraquização das relações entre adultos e bebês, abrindo possibilidades de criação de novos mundos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11808_TB5792_30102025232657.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA COSTA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Juliana Costa R" "autor_email" => "julianapolo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }