A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127415 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5809 "inscrito_id" => 14499 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Entendendo que a Educação Inclusiva não consiste apenas em aceitar a matrícula do aluno com deficiência, mas permitir, além do seu ingresso, a sua permanência e aprendizagem na escola, buscamos, a princípio, desenvolver um estudo teórico acerca de propostas para a promoção da alfabetização científica (AC) no contexto da educação especial, com o intuito de conhecer caminhos para viabilizar uma educação científica inclusiva e que esteja atenta as potencialidades de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em particular, aqueles que apresentam deficiência intelectual. A deficiência intelectual caracteriza-se pela existência de certas limitações intelectuais e comportamentais, associadas às habilidades sociais e práticas cotidianas. AAC implica criar alternativas para o ensino e a aprendizagem das ciências deforma contextualizada, por meio de situações-problema que valorizem os conhecimentos prévios e fatos do dia a dia dos alunos. Em suma, pensar a AC no contexto da educação especial, é preparar o indivíduo, com e sem deficiência intelectual, para enfrentar os desafios dentro e fora da escola. Isto posto, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de atividade inclusiva, considerando as premissas da AC apontadas na literatura especializada, visando potencializar as aptidões de estudantes com deficiência intelectual inseridos em turmas regulares da educação básica. Para ofertar um ensino de ciências na perspectiva da AC é necessário contemplar abordagens problematizadoras, investigativas, contextualizadas e interdisciplinares. Enxergamos que as atividades experimentais e lúdicas, planejadas por diversos personagens da escola, através de ações colaborativas, que contemplam assuntos do cotidiano, compreendem um caminho rico e propício para atender a demanda sinalizada. Essas, além de contemplar os elementos da AC, poderão despertar a curiosidade e estimular a participação do público-alvo, bem como contribuir no desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência intelectual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14499_TB5809_30102025231455.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DOS NAVEGANTES VERAS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "NAVINHA VERAS" "autor_email" => "maria.cunha.univasf.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127415 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5809 "inscrito_id" => 14499 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Entendendo que a Educação Inclusiva não consiste apenas em aceitar a matrícula do aluno com deficiência, mas permitir, além do seu ingresso, a sua permanência e aprendizagem na escola, buscamos, a princípio, desenvolver um estudo teórico acerca de propostas para a promoção da alfabetização científica (AC) no contexto da educação especial, com o intuito de conhecer caminhos para viabilizar uma educação científica inclusiva e que esteja atenta as potencialidades de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em particular, aqueles que apresentam deficiência intelectual. A deficiência intelectual caracteriza-se pela existência de certas limitações intelectuais e comportamentais, associadas às habilidades sociais e práticas cotidianas. AAC implica criar alternativas para o ensino e a aprendizagem das ciências deforma contextualizada, por meio de situações-problema que valorizem os conhecimentos prévios e fatos do dia a dia dos alunos. Em suma, pensar a AC no contexto da educação especial, é preparar o indivíduo, com e sem deficiência intelectual, para enfrentar os desafios dentro e fora da escola. Isto posto, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de atividade inclusiva, considerando as premissas da AC apontadas na literatura especializada, visando potencializar as aptidões de estudantes com deficiência intelectual inseridos em turmas regulares da educação básica. Para ofertar um ensino de ciências na perspectiva da AC é necessário contemplar abordagens problematizadoras, investigativas, contextualizadas e interdisciplinares. Enxergamos que as atividades experimentais e lúdicas, planejadas por diversos personagens da escola, através de ações colaborativas, que contemplam assuntos do cotidiano, compreendem um caminho rico e propício para atender a demanda sinalizada. Essas, além de contemplar os elementos da AC, poderão despertar a curiosidade e estimular a participação do público-alvo, bem como contribuir no desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência intelectual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14499_TB5809_30102025231455.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DOS NAVEGANTES VERAS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "NAVINHA VERAS" "autor_email" => "maria.cunha.univasf.t5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }