EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NÃO-INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127416 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5815 "inscrito_id" => 14199 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NÃO-INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por professores não indígenas que atuam na educação básica, em territórios indígenas ou em contextos não indígenas, e que precisam atuar em conexão com a diversidade própria da escola, bem como, podem atuar em contextos de educação escolar indígena, necessitando de uma prática inspirada nos princípios da interculturalidade, dos direitos humanos e da inclusão. A proposta surge a partir da constatação de que, apesar dos avanços legais e teóricos sobre a educação indígena, muitos profissionais da educação ainda não possuem formação adequada para lidar com as especificidades culturais, sociais e históricas dos povos originários. O foco será refletir sobre como a formação inicial de professores, pode (ou não) preparar os educadores para atuar de forma respeitosa, sensível e dialógica junto às comunidades indígenas. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, onde o estudo busca uma análise bibliográfica, fundamentando-se em autores como Candau (2012), Oliveira (2021) e Barbosa (2021), bem como em documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a LDB (Lei 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Além disso serão analisadas experiências e pesquisas produzidas já realizadas sobre o tema com foco nas políticas públicas e práticas educacionais voltadas às populações indígenas no Estado de Pernambuco. Os resultados esperados apontam para a necessidade urgente de reformulação curricular nos cursos de formação docente, a produção de materiais interculturais e a implementação de políticas de valorização dos saberes indígenas nos espaços escolares. Conclui-se que uma educação verdadeiramente intercultural exige o reconhecimento da alteridade, o combate ao racismo estrutural e o compromisso ético e político dos educadores com a justiça social e a diversidade no meio acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14199_TB5815_30102025230744.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL GUILHERME BERNARDINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL G. B." "autor_email" => "2024139237@app.asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127416 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5815 "inscrito_id" => 14199 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NÃO-INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por professores não indígenas que atuam na educação básica, em territórios indígenas ou em contextos não indígenas, e que precisam atuar em conexão com a diversidade própria da escola, bem como, podem atuar em contextos de educação escolar indígena, necessitando de uma prática inspirada nos princípios da interculturalidade, dos direitos humanos e da inclusão. A proposta surge a partir da constatação de que, apesar dos avanços legais e teóricos sobre a educação indígena, muitos profissionais da educação ainda não possuem formação adequada para lidar com as especificidades culturais, sociais e históricas dos povos originários. O foco será refletir sobre como a formação inicial de professores, pode (ou não) preparar os educadores para atuar de forma respeitosa, sensível e dialógica junto às comunidades indígenas. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, onde o estudo busca uma análise bibliográfica, fundamentando-se em autores como Candau (2012), Oliveira (2021) e Barbosa (2021), bem como em documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a LDB (Lei 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Além disso serão analisadas experiências e pesquisas produzidas já realizadas sobre o tema com foco nas políticas públicas e práticas educacionais voltadas às populações indígenas no Estado de Pernambuco. Os resultados esperados apontam para a necessidade urgente de reformulação curricular nos cursos de formação docente, a produção de materiais interculturais e a implementação de políticas de valorização dos saberes indígenas nos espaços escolares. Conclui-se que uma educação verdadeiramente intercultural exige o reconhecimento da alteridade, o combate ao racismo estrutural e o compromisso ético e político dos educadores com a justiça social e a diversidade no meio acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14199_TB5815_30102025230744.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL GUILHERME BERNARDINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL G. B." "autor_email" => "2024139237@app.asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }