Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NÃO-INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados por professores não indígenas que atuam na educação básica, em territórios indígenas ou em contextos não indígenas, e que precisam atuar em conexão com a diversidade própria da escola, bem como, podem atuar em contextos de educação escolar indígena, necessitando de uma prática inspirada nos princípios da interculturalidade, dos direitos humanos e da inclusão. A proposta surge a partir da constatação de que, apesar dos avanços legais e teóricos sobre a educação indígena, muitos profissionais da educação ainda não possuem formação adequada para lidar com as especificidades culturais, sociais e históricas dos povos originários. O foco será refletir sobre como a formação inicial de professores, pode (ou não) preparar os educadores para atuar de forma respeitosa, sensível e dialógica junto às comunidades indígenas. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, onde o estudo busca uma análise bibliográfica, fundamentando-se em autores como Candau (2012), Oliveira (2021) e Barbosa (2021), bem como em documentos legais como a Constituição Federal de 1988, a LDB (Lei 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Além disso serão analisadas experiências e pesquisas produzidas já realizadas sobre o tema com foco nas políticas públicas e práticas educacionais voltadas às populações indígenas no Estado de Pernambuco. Os resultados esperados apontam para a necessidade urgente de reformulação curricular nos cursos de formação docente, a produção de materiais interculturais e a implementação de políticas de valorização dos saberes indígenas nos espaços escolares. Conclui-se que uma educação verdadeiramente intercultural exige o reconhecimento da alteridade, o combate ao racismo estrutural e o compromisso ético e político dos educadores com a justiça social e a diversidade no meio acadêmico.

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