HABILIDADES SOCIAIS E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DO FILME HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5821 "inscrito_id" => 12638 "titulo" => "HABILIDADES SOCIAIS E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DO FILME HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO." "resumo" => "As habilidades sociais constituem um conjunto de comportamentos interpessoais valorizados culturalmente, que favorecem tanto o indivíduo quanto sua comunidade, contribuindo para um desempenho socialmente competente. Estudos apontam que pessoas com deficiência visual, em comparação com pessoas videntes, tendem a apresentar um repertório menos desenvolvido desses comportamentos. Neste estudo, por meio da análise fílmica, buscou-se investigar o repertório de habilidades sociais de um adolescente com cegueira a partir da obra “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. O filme, que acompanha a trajetória de Leonardo durante a adolescência, permite explorar aspectos como comunicação, empatia e construção de vínculos em contextos de inclusão. Os resultados indicam que o desenvolvimento da autonomia do protagonista está profundamente relacionado à qualidade de suas relações interpessoais, evidenciando que tais habilidades se cultivam em ambientes afetivos e colaborativos. Além disso, os dados evidenciam a importância de estratégias inclusivas que potencializam a aprendizagem e a integração social. Assim, conclui-se que a narrativa fílmica se revela um recurso valioso para o campo da educação especial, ao integrar a experiência da deficiência visual aos processos universais de desenvolvimento de habilidades sociais, amadurecimento e pertencimento. Dessa forma, os achados reforçam a necessidade de práticas que fortaleçam as habilidades sociais e promovam a inclusão e o desenvolvimento integral dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12638_TB5821_30102025142340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK LANGRENEY SIMITAN" "autor_nome_curto" => "PATRICK" "autor_email" => "patrick.simitan@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127418 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5821 "inscrito_id" => 12638 "titulo" => "HABILIDADES SOCIAIS E DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DO FILME HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO." "resumo" => "As habilidades sociais constituem um conjunto de comportamentos interpessoais valorizados culturalmente, que favorecem tanto o indivíduo quanto sua comunidade, contribuindo para um desempenho socialmente competente. Estudos apontam que pessoas com deficiência visual, em comparação com pessoas videntes, tendem a apresentar um repertório menos desenvolvido desses comportamentos. Neste estudo, por meio da análise fílmica, buscou-se investigar o repertório de habilidades sociais de um adolescente com cegueira a partir da obra “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. O filme, que acompanha a trajetória de Leonardo durante a adolescência, permite explorar aspectos como comunicação, empatia e construção de vínculos em contextos de inclusão. Os resultados indicam que o desenvolvimento da autonomia do protagonista está profundamente relacionado à qualidade de suas relações interpessoais, evidenciando que tais habilidades se cultivam em ambientes afetivos e colaborativos. Além disso, os dados evidenciam a importância de estratégias inclusivas que potencializam a aprendizagem e a integração social. Assim, conclui-se que a narrativa fílmica se revela um recurso valioso para o campo da educação especial, ao integrar a experiência da deficiência visual aos processos universais de desenvolvimento de habilidades sociais, amadurecimento e pertencimento. Dessa forma, os achados reforçam a necessidade de práticas que fortaleçam as habilidades sociais e promovam a inclusão e o desenvolvimento integral dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12638_TB5821_30102025142340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICK LANGRENEY SIMITAN" "autor_nome_curto" => "PATRICK" "autor_email" => "patrick.simitan@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }