Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127419
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5823
    "inscrito_id" => 10837
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI."
    "resumo" => "Os diferentes recursos didáticos têm contribuído significativamente para apropriação de conceitos complexos abordados no componente curricular Ciências. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar como os diferentes recursos didáticos utilizados neste componente, e como eles impactam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, no qual foi utilizando uma metodologia qualitativa que envolveu observação participante e questionários, como instrumento de coleta de dados. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de Fontoura (2011), conferindo objetividade, sistematização e inferência na interpretação dos resultados. Como resultados foi possível observar que todos os recursos apresentados foram eficientes para complementação e fixação dos conteúdos previamente abordados, bem como facilitaram o processo de ensino e aprendizagem da maioria dos alunos, proporcionando aulas mais dinâmicas e atrativas que contextualizam os conteúdos de ciências e aproximam os alunos da prática de ensino. Esta pesquisa demonstrou que diferentes recursos didáticos utilizados em sala de aula, como jogos, vídeos, slides, modelos didáticos, aulas práticas e livros didáticos, que contribuíram significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, tanto na apropriação dos conceitos científicos com estudantes têm mais dificuldade, quanto no estímulo ao interesse pela aprendizagem. Tal motivação deve ser incentivada pelo educador, para que a aprendizagem seja plenamente alcançada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10837_TB5823_30102025231113.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE DE ASSIS CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Francinete"
    "autor_email" => "francinete.campos@discente.univasf.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127419
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5823
    "inscrito_id" => 10837
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI."
    "resumo" => "Os diferentes recursos didáticos têm contribuído significativamente para apropriação de conceitos complexos abordados no componente curricular Ciências. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar como os diferentes recursos didáticos utilizados neste componente, e como eles impactam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, no qual foi utilizando uma metodologia qualitativa que envolveu observação participante e questionários, como instrumento de coleta de dados. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de Fontoura (2011), conferindo objetividade, sistematização e inferência na interpretação dos resultados. Como resultados foi possível observar que todos os recursos apresentados foram eficientes para complementação e fixação dos conteúdos previamente abordados, bem como facilitaram o processo de ensino e aprendizagem da maioria dos alunos, proporcionando aulas mais dinâmicas e atrativas que contextualizam os conteúdos de ciências e aproximam os alunos da prática de ensino. Esta pesquisa demonstrou que diferentes recursos didáticos utilizados em sala de aula, como jogos, vídeos, slides, modelos didáticos, aulas práticas e livros didáticos, que contribuíram significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, tanto na apropriação dos conceitos científicos com estudantes têm mais dificuldade, quanto no estímulo ao interesse pela aprendizagem. Tal motivação deve ser incentivada pelo educador, para que a aprendizagem seja plenamente alcançada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10837_TB5823_30102025231113.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETE DE ASSIS CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "Francinete"
    "autor_email" => "francinete.campos@discente.univasf.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os diferentes recursos didáticos têm contribuído significativamente para apropriação de conceitos complexos abordados no componente curricular Ciências. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar como os diferentes recursos didáticos utilizados neste componente, e como eles impactam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, no qual foi utilizando uma metodologia qualitativa que envolveu observação participante e questionários, como instrumento de coleta de dados. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de Fontoura (2011), conferindo objetividade, sistematização e inferência na interpretação dos resultados. Como resultados foi possível observar que todos os recursos apresentados foram eficientes para complementação e fixação dos conteúdos previamente abordados, bem como facilitaram o processo de ensino e aprendizagem da maioria dos alunos, proporcionando aulas mais dinâmicas e atrativas que contextualizam os conteúdos de ciências e aproximam os alunos da prática de ensino. Esta pesquisa demonstrou que diferentes recursos didáticos utilizados em sala de aula, como jogos, vídeos, slides, modelos didáticos, aulas práticas e livros didáticos, que contribuíram significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, tanto na apropriação dos conceitos científicos com estudantes têm mais dificuldade, quanto no estímulo ao interesse pela aprendizagem. Tal motivação deve ser incentivada pelo educador, para que a aprendizagem seja plenamente alcançada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.