Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA ITINERANTE: METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INCENTIVO PARA O APRENDIZADO EM QUÍMICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127422
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5830
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "QUÍMICA ITINERANTE: METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INCENTIVO PARA O APRENDIZADO EM QUÍMICA."
    "resumo" => "A Química desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade contemporânea, embora ainda seja percebida por muitos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Diante disso, este estudo teve como objetivo tornar o ensino de Química mais acessível, atrativo e significativo por meio da utilização do teatro científico itinerante como ferramenta didática. A pesquisa foi realizada na EEMTI Raimunda Silveira de Souza Carneiro, tendo como público-alvo os estudantes do 1º ano do ensino médio, enquanto os alunos do 2º e 3º anos atuaram como protagonistas das ações desenvolvidas. Foram aplicadas três metodologias ativas: uma aula prática demonstrando evidências de reações químicas (como formação de chama e mudança de cor); a atividade “Química das Sensações”, que envolveu os sentidos humanos na observação de propriedades químicas; e uma peça teatral de curta duração, com o tema “Química: Boa ou Má?”, apresentada de sala em sala em formato de visitação. Após a realização das atividades, foi aplicado um formulário eletrônico para avaliar a percepção dos estudantes. Os resultados demonstraram que entre 75% e 90% dos participantes responderam de forma positiva e satisfatória aos questionamentos, destacando aspectos como maior interesse, curiosidade, compreensão e participação ativa. As atividades promoveram o protagonismo estudantil e evidenciaram o potencial das metodologias ativas e lúdicas no ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID181_TB5830_29102025144810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES DE ARAÚJO FORTUNATO"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tataaraujofortunato@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127422
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5830
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "QUÍMICA ITINERANTE: METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INCENTIVO PARA O APRENDIZADO EM QUÍMICA."
    "resumo" => "A Química desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade contemporânea, embora ainda seja percebida por muitos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Diante disso, este estudo teve como objetivo tornar o ensino de Química mais acessível, atrativo e significativo por meio da utilização do teatro científico itinerante como ferramenta didática. A pesquisa foi realizada na EEMTI Raimunda Silveira de Souza Carneiro, tendo como público-alvo os estudantes do 1º ano do ensino médio, enquanto os alunos do 2º e 3º anos atuaram como protagonistas das ações desenvolvidas. Foram aplicadas três metodologias ativas: uma aula prática demonstrando evidências de reações químicas (como formação de chama e mudança de cor); a atividade “Química das Sensações”, que envolveu os sentidos humanos na observação de propriedades químicas; e uma peça teatral de curta duração, com o tema “Química: Boa ou Má?”, apresentada de sala em sala em formato de visitação. Após a realização das atividades, foi aplicado um formulário eletrônico para avaliar a percepção dos estudantes. Os resultados demonstraram que entre 75% e 90% dos participantes responderam de forma positiva e satisfatória aos questionamentos, destacando aspectos como maior interesse, curiosidade, compreensão e participação ativa. As atividades promoveram o protagonismo estudantil e evidenciaram o potencial das metodologias ativas e lúdicas no ensino de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID181_TB5830_29102025144810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES DE ARAÚJO FORTUNATO"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tataaraujofortunato@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Química desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade contemporânea, embora ainda seja percebida por muitos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Diante disso, este estudo teve como objetivo tornar o ensino de Química mais acessível, atrativo e significativo por meio da utilização do teatro científico itinerante como ferramenta didática. A pesquisa foi realizada na EEMTI Raimunda Silveira de Souza Carneiro, tendo como público-alvo os estudantes do 1º ano do ensino médio, enquanto os alunos do 2º e 3º anos atuaram como protagonistas das ações desenvolvidas. Foram aplicadas três metodologias ativas: uma aula prática demonstrando evidências de reações químicas (como formação de chama e mudança de cor); a atividade “Química das Sensações”, que envolveu os sentidos humanos na observação de propriedades químicas; e uma peça teatral de curta duração, com o tema “Química: Boa ou Má?”, apresentada de sala em sala em formato de visitação. Após a realização das atividades, foi aplicado um formulário eletrônico para avaliar a percepção dos estudantes. Os resultados demonstraram que entre 75% e 90% dos participantes responderam de forma positiva e satisfatória aos questionamentos, destacando aspectos como maior interesse, curiosidade, compreensão e participação ativa. As atividades promoveram o protagonismo estudantil e evidenciaram o potencial das metodologias ativas e lúdicas no ensino de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.