Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BOTÂNICA E SUAS INTERSECÇÕES: UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127426
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5838
    "inscrito_id" => 2785
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA E SUAS INTERSECÇÕES: UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS"
    "resumo" => "O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais tem como foco a formação continuada de profissionais da educação básica, a nível de mestrado profissional (PROFCIAMB, 2016), para que os docentes possam continuar se especializando, difundindo o conhecimento e contribuindo para a construção de uma educação de qualidade. Suas linhas de pesquisa incluem os eixos Ambiente e Sociedade e Recursos naturais e tecnologia, em que o primeiro está associado à gestão de recursos naturais, políticas ambientais e a sua conexão com a educação básica e o segundo está relacionado com a execução do ensino sobre os recursos naturais e o desenvolvimento de ferramentas para a sua ampliação. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar os produtos produzidos pelos egressos do programa de mestrado que estão relacionados ao ensino de botânica e as suas dimensões nos sistemas educacionais. Sendo assim, foi realizada uma triagem no banco de dissertações do PROFCIAMB, utilizando palavras-chaves como: plantas, flores, agroecologia, arborização, fotossíntese, horta, dentre outras, possibilitando encontrar mais de 30 trabalhos. O referencial teórico da pesquisa será pautado em estudos que dialogam sobre o ensino de botânica: possibilidades e desafios. Diante disso, muitos dos produtos indexados no banco de dissertações, na página do PROFCIAMB, abrangem estudos relacionados às plantas alimentícias não convencionais, plantas medicinais, hortas e arborização, sendo observado que o ensino de botânica nesses estudos são abordados de forma prática, não estando centrado em uma memorização de conteúdos, mas sim em uma aplicação do conhecimento atrelado ao cotidiano do estudante do ensino básico, seja pela produção de cartilhas, de jogos didáticos ou de uma sequência didática. Portanto, a divulgação dos materiais construídos pelos egressos do programa, permite uma melhor difusão do conhecimento, bem como possibilita a criação de metodologias ativas que possam superar o déficit relacionado ao ensino de botânica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2785_TB5838_30102025233720.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA BEATRIZ MENDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA SILVA"
    "autor_email" => "flaviabeatrizmendes1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127426
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5838
    "inscrito_id" => 2785
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA E SUAS INTERSECÇÕES: UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS"
    "resumo" => "O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais tem como foco a formação continuada de profissionais da educação básica, a nível de mestrado profissional (PROFCIAMB, 2016), para que os docentes possam continuar se especializando, difundindo o conhecimento e contribuindo para a construção de uma educação de qualidade. Suas linhas de pesquisa incluem os eixos Ambiente e Sociedade e Recursos naturais e tecnologia, em que o primeiro está associado à gestão de recursos naturais, políticas ambientais e a sua conexão com a educação básica e o segundo está relacionado com a execução do ensino sobre os recursos naturais e o desenvolvimento de ferramentas para a sua ampliação. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar os produtos produzidos pelos egressos do programa de mestrado que estão relacionados ao ensino de botânica e as suas dimensões nos sistemas educacionais. Sendo assim, foi realizada uma triagem no banco de dissertações do PROFCIAMB, utilizando palavras-chaves como: plantas, flores, agroecologia, arborização, fotossíntese, horta, dentre outras, possibilitando encontrar mais de 30 trabalhos. O referencial teórico da pesquisa será pautado em estudos que dialogam sobre o ensino de botânica: possibilidades e desafios. Diante disso, muitos dos produtos indexados no banco de dissertações, na página do PROFCIAMB, abrangem estudos relacionados às plantas alimentícias não convencionais, plantas medicinais, hortas e arborização, sendo observado que o ensino de botânica nesses estudos são abordados de forma prática, não estando centrado em uma memorização de conteúdos, mas sim em uma aplicação do conhecimento atrelado ao cotidiano do estudante do ensino básico, seja pela produção de cartilhas, de jogos didáticos ou de uma sequência didática. Portanto, a divulgação dos materiais construídos pelos egressos do programa, permite uma melhor difusão do conhecimento, bem como possibilita a criação de metodologias ativas que possam superar o déficit relacionado ao ensino de botânica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2785_TB5838_30102025233720.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA BEATRIZ MENDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA SILVA"
    "autor_email" => "flaviabeatrizmendes1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais tem como foco a formação continuada de profissionais da educação básica, a nível de mestrado profissional (PROFCIAMB, 2016), para que os docentes possam continuar se especializando, difundindo o conhecimento e contribuindo para a construção de uma educação de qualidade. Suas linhas de pesquisa incluem os eixos Ambiente e Sociedade e Recursos naturais e tecnologia, em que o primeiro está associado à gestão de recursos naturais, políticas ambientais e a sua conexão com a educação básica e o segundo está relacionado com a execução do ensino sobre os recursos naturais e o desenvolvimento de ferramentas para a sua ampliação. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar os produtos produzidos pelos egressos do programa de mestrado que estão relacionados ao ensino de botânica e as suas dimensões nos sistemas educacionais. Sendo assim, foi realizada uma triagem no banco de dissertações do PROFCIAMB, utilizando palavras-chaves como: plantas, flores, agroecologia, arborização, fotossíntese, horta, dentre outras, possibilitando encontrar mais de 30 trabalhos. O referencial teórico da pesquisa será pautado em estudos que dialogam sobre o ensino de botânica: possibilidades e desafios. Diante disso, muitos dos produtos indexados no banco de dissertações, na página do PROFCIAMB, abrangem estudos relacionados às plantas alimentícias não convencionais, plantas medicinais, hortas e arborização, sendo observado que o ensino de botânica nesses estudos são abordados de forma prática, não estando centrado em uma memorização de conteúdos, mas sim em uma aplicação do conhecimento atrelado ao cotidiano do estudante do ensino básico, seja pela produção de cartilhas, de jogos didáticos ou de uma sequência didática. Portanto, a divulgação dos materiais construídos pelos egressos do programa, permite uma melhor difusão do conhecimento, bem como possibilita a criação de metodologias ativas que possam superar o déficit relacionado ao ensino de botânica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.