Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESPERTANDO O INTERESSE CIENTÍFICO NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De acordo com o artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação é um direito de todos e dever da família e do Estado, devendo ser promovida de forma gratuita e com vistas à conclusão na idade apropriada. No entanto, diversos fatores socioeconômicos impedem muitos brasileiros de finalizarem a educação básica no tempo previsto. Nesse contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge como uma oportunidade de retomada dos estudos, possibilitando a conciliação entre atividades laborais e formação escolar.O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em aulas de Ciências da Natureza em uma turma de EJA localizada na comunidade Castelhano, no município de Acaraú-CE, fruto da parceria entre o SESI (Instituto Social da Mudança) e o Instituto Camboa. As aulas foram desenvolvidas com o uso de metodologias ativas, contemplando experimentos de baixo custo, jogos didáticos impressos e a abordagem de temas contemporâneos relevantes, como aquecimento global, efeito estufa e pandemias. Os alunos demonstraram grande receptividade às estratégias adotadas, relatando, em sua maioria, desconhecimento prévio das práticas apresentadas. Segundo os dados coletados por meio de formulários avaliativos, mais de 80% dos participantes classificaram as atividades de forma positiva, destacando o aumento da compreensão dos conteúdos e o desejo por mais encontros semelhantes. Conclui-se que o uso de metodologias ativas, articuladas a temas do cotidiano, promove maior engajamento, senso crítico e curiosidade, sendo recomendável sua aplicação frequente em todas as modalidades e níveis de ensino, especialmente na EJA, por seu potencial de motivação e ressignificação do processo educativo.

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