O TDAH NA UNIVERSIDADE: IMPACTOS ACADÊMICOS, DESAFIOS COGNITIVOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO AO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127431 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5847 "inscrito_id" => 10520 "titulo" => "O TDAH NA UNIVERSIDADE: IMPACTOS ACADÊMICOS, DESAFIOS COGNITIVOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO AO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade, com efeitos que se estendem à vida acadêmica e social. Este artigo analisa os impactos do TDAH no desempenho acadêmico de estudantes universitários, destacando suas dificuldades cognitivas, emocionais e sociais no contexto do ensino superior. O estudo se baseia em uma abordagem quantiqualitativa, utilizando dados coletados por meio de questionários aplicados a estudantes universitários diagnosticados com TDAH. A análise evidencia desafios recorrentes como dificuldade de concentração durante aulas e provas, organização de rotinas de estudo, procrastinação e sentimentos de inadequação acadêmica. Em contraponto, estratégias como o uso de tecnologias assistivas, suporte psicopedagógico e ambientes de aprendizagem mais flexíveis foram reconhecidas como potencializadores do rendimento e bem-estar desses estudantes. O referencial teórico apoia-se em autores como Barkley (2006), Rohde (2013) e Moysés (2001), que abordam a neurodiversidade e as implicações educacionais do TDAH. Conclui-se que é urgente promover uma cultura institucional inclusiva no ensino superior, com ações pedagógicas, políticas de apoio e sensibilização da comunidade acadêmica para as demandas específicas desses sujeitos, garantindo-lhes condições equitativas de permanência e sucesso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10520_TB5847_30102025235236.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CRISTIANO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "Cristiano" "autor_email" => "josecristiano.26@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127431 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5847 "inscrito_id" => 10520 "titulo" => "O TDAH NA UNIVERSIDADE: IMPACTOS ACADÊMICOS, DESAFIOS COGNITIVOS E ESTRATÉGIAS DE APOIO AO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade, com efeitos que se estendem à vida acadêmica e social. Este artigo analisa os impactos do TDAH no desempenho acadêmico de estudantes universitários, destacando suas dificuldades cognitivas, emocionais e sociais no contexto do ensino superior. O estudo se baseia em uma abordagem quantiqualitativa, utilizando dados coletados por meio de questionários aplicados a estudantes universitários diagnosticados com TDAH. A análise evidencia desafios recorrentes como dificuldade de concentração durante aulas e provas, organização de rotinas de estudo, procrastinação e sentimentos de inadequação acadêmica. Em contraponto, estratégias como o uso de tecnologias assistivas, suporte psicopedagógico e ambientes de aprendizagem mais flexíveis foram reconhecidas como potencializadores do rendimento e bem-estar desses estudantes. O referencial teórico apoia-se em autores como Barkley (2006), Rohde (2013) e Moysés (2001), que abordam a neurodiversidade e as implicações educacionais do TDAH. Conclui-se que é urgente promover uma cultura institucional inclusiva no ensino superior, com ações pedagógicas, políticas de apoio e sensibilização da comunidade acadêmica para as demandas específicas desses sujeitos, garantindo-lhes condições equitativas de permanência e sucesso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10520_TB5847_30102025235236.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CRISTIANO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "Cristiano" "autor_email" => "josecristiano.26@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }