Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A ÓPTICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM STAR WARS E PHET

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127433
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5863
    "inscrito_id" => 10087
    "titulo" => "EXPLORANDO A ÓPTICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM STAR WARS E PHET"
    "resumo" => "O ensino de física contemporânea ainda é escasso no ensino médio, com maior ênfase em conceitos clássicos e pouca abordagem dos avanços recentes. Técnicas como as pinças ópticas revolucionaram diversas áreas da ciência, desde a biologia até a nanotecnologia e foram laureadas pelo Nobel 2018 (NobelPrize.org). A introdução desses temas contemporâneos no ensino médio pode motivar os alunos, proporcionando uma visão mais ampla e realista da física. A ficção científica tem se mostrado uma ferramenta atrativa para contextualizar conceitos científicos complexos, oferecendo uma referência acessível aos estudantes. Este trabalho propõe a utilização de elementos da franquia Star Wars, em conjunto com simulações PhET, para introduzir conceitos da óptica e apresentar o funcionamento das pinças ópticas. A abordagem busca despertar o interesse dos estudantes ao relacionar efeitos fantásticos da ficção com fenômenos reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Para isso, propõe-se uma sequência didática dividida em três etapas: exibição de trechos de Star Wars e discussão sobre os conceitos físicos envolvidos; exploração de simulações PhET com metodologias ativas (Freitas, 2024) para ilustrar fenômenos ópticos; e um experimento prático utilizando laser focalizado para demonstrar o princípio das pinças ópticas. Como resultados prévios, observou-se que os alunos demonstraram maior engajamento e entusiasmo ao associar elementos da ficção a conceitos científicos. No entanto, identificou-se a necessidade de delimitar adequadamente os aspectos puramente ficcionais para garantir uma descrição mais realista, evitando que o entusiasmo se transforme em distração. Além disso, percebeu-se que a exposição a produtos artísticos populares, como filmes e jogos, pode ser um caminho eficaz para desenvolver o senso crítico dos alunos sobre a transposição de fenômenos naturais para a ficção. Espera-se que essa abordagem lúdica e interativa facilite a compreensão da física contemporânea e contribua para o desenvolvimento de uma visão crítica e contextualizada da ciência no cotidiano dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10087_TB5863_30102025184942.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OZAIR CONCEIÇÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "OZAIR"
    "autor_email" => "ozairsilva.20200003879@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127433
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5863
    "inscrito_id" => 10087
    "titulo" => "EXPLORANDO A ÓPTICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM STAR WARS E PHET"
    "resumo" => "O ensino de física contemporânea ainda é escasso no ensino médio, com maior ênfase em conceitos clássicos e pouca abordagem dos avanços recentes. Técnicas como as pinças ópticas revolucionaram diversas áreas da ciência, desde a biologia até a nanotecnologia e foram laureadas pelo Nobel 2018 (NobelPrize.org). A introdução desses temas contemporâneos no ensino médio pode motivar os alunos, proporcionando uma visão mais ampla e realista da física. A ficção científica tem se mostrado uma ferramenta atrativa para contextualizar conceitos científicos complexos, oferecendo uma referência acessível aos estudantes. Este trabalho propõe a utilização de elementos da franquia Star Wars, em conjunto com simulações PhET, para introduzir conceitos da óptica e apresentar o funcionamento das pinças ópticas. A abordagem busca despertar o interesse dos estudantes ao relacionar efeitos fantásticos da ficção com fenômenos reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Para isso, propõe-se uma sequência didática dividida em três etapas: exibição de trechos de Star Wars e discussão sobre os conceitos físicos envolvidos; exploração de simulações PhET com metodologias ativas (Freitas, 2024) para ilustrar fenômenos ópticos; e um experimento prático utilizando laser focalizado para demonstrar o princípio das pinças ópticas. Como resultados prévios, observou-se que os alunos demonstraram maior engajamento e entusiasmo ao associar elementos da ficção a conceitos científicos. No entanto, identificou-se a necessidade de delimitar adequadamente os aspectos puramente ficcionais para garantir uma descrição mais realista, evitando que o entusiasmo se transforme em distração. Além disso, percebeu-se que a exposição a produtos artísticos populares, como filmes e jogos, pode ser um caminho eficaz para desenvolver o senso crítico dos alunos sobre a transposição de fenômenos naturais para a ficção. Espera-se que essa abordagem lúdica e interativa facilite a compreensão da física contemporânea e contribua para o desenvolvimento de uma visão crítica e contextualizada da ciência no cotidiano dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10087_TB5863_30102025184942.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OZAIR CONCEIÇÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "OZAIR"
    "autor_email" => "ozairsilva.20200003879@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de física contemporânea ainda é escasso no ensino médio, com maior ênfase em conceitos clássicos e pouca abordagem dos avanços recentes. Técnicas como as pinças ópticas revolucionaram diversas áreas da ciência, desde a biologia até a nanotecnologia e foram laureadas pelo Nobel 2018 (NobelPrize.org). A introdução desses temas contemporâneos no ensino médio pode motivar os alunos, proporcionando uma visão mais ampla e realista da física. A ficção científica tem se mostrado uma ferramenta atrativa para contextualizar conceitos científicos complexos, oferecendo uma referência acessível aos estudantes. Este trabalho propõe a utilização de elementos da franquia Star Wars, em conjunto com simulações PhET, para introduzir conceitos da óptica e apresentar o funcionamento das pinças ópticas. A abordagem busca despertar o interesse dos estudantes ao relacionar efeitos fantásticos da ficção com fenômenos reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Para isso, propõe-se uma sequência didática dividida em três etapas: exibição de trechos de Star Wars e discussão sobre os conceitos físicos envolvidos; exploração de simulações PhET com metodologias ativas (Freitas, 2024) para ilustrar fenômenos ópticos; e um experimento prático utilizando laser focalizado para demonstrar o princípio das pinças ópticas. Como resultados prévios, observou-se que os alunos demonstraram maior engajamento e entusiasmo ao associar elementos da ficção a conceitos científicos. No entanto, identificou-se a necessidade de delimitar adequadamente os aspectos puramente ficcionais para garantir uma descrição mais realista, evitando que o entusiasmo se transforme em distração. Além disso, percebeu-se que a exposição a produtos artísticos populares, como filmes e jogos, pode ser um caminho eficaz para desenvolver o senso crítico dos alunos sobre a transposição de fenômenos naturais para a ficção. Espera-se que essa abordagem lúdica e interativa facilite a compreensão da física contemporânea e contribua para o desenvolvimento de uma visão crítica e contextualizada da ciência no cotidiano dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.