EXPLORANDO A ÓPTICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM STAR WARS E PHET
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5863 "inscrito_id" => 10087 "titulo" => "EXPLORANDO A ÓPTICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM STAR WARS E PHET" "resumo" => "O ensino de física contemporânea ainda é escasso no ensino médio, com maior ênfase em conceitos clássicos e pouca abordagem dos avanços recentes. Técnicas como as pinças ópticas revolucionaram diversas áreas da ciência, desde a biologia até a nanotecnologia e foram laureadas pelo Nobel 2018 (NobelPrize.org). A introdução desses temas contemporâneos no ensino médio pode motivar os alunos, proporcionando uma visão mais ampla e realista da física. A ficção científica tem se mostrado uma ferramenta atrativa para contextualizar conceitos científicos complexos, oferecendo uma referência acessível aos estudantes. Este trabalho propõe a utilização de elementos da franquia Star Wars, em conjunto com simulações PhET, para introduzir conceitos da óptica e apresentar o funcionamento das pinças ópticas. A abordagem busca despertar o interesse dos estudantes ao relacionar efeitos fantásticos da ficção com fenômenos reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Para isso, propõe-se uma sequência didática dividida em três etapas: exibição de trechos de Star Wars e discussão sobre os conceitos físicos envolvidos; exploração de simulações PhET com metodologias ativas (Freitas, 2024) para ilustrar fenômenos ópticos; e um experimento prático utilizando laser focalizado para demonstrar o princípio das pinças ópticas. Como resultados prévios, observou-se que os alunos demonstraram maior engajamento e entusiasmo ao associar elementos da ficção a conceitos científicos. No entanto, identificou-se a necessidade de delimitar adequadamente os aspectos puramente ficcionais para garantir uma descrição mais realista, evitando que o entusiasmo se transforme em distração. Além disso, percebeu-se que a exposição a produtos artísticos populares, como filmes e jogos, pode ser um caminho eficaz para desenvolver o senso crítico dos alunos sobre a transposição de fenômenos naturais para a ficção. Espera-se que essa abordagem lúdica e interativa facilite a compreensão da física contemporânea e contribua para o desenvolvimento de uma visão crítica e contextualizada da ciência no cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10087_TB5863_30102025184942.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OZAIR CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "OZAIR" "autor_email" => "ozairsilva.20200003879@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5863 "inscrito_id" => 10087 "titulo" => "EXPLORANDO A ÓPTICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM LÚDICA COM STAR WARS E PHET" "resumo" => "O ensino de física contemporânea ainda é escasso no ensino médio, com maior ênfase em conceitos clássicos e pouca abordagem dos avanços recentes. Técnicas como as pinças ópticas revolucionaram diversas áreas da ciência, desde a biologia até a nanotecnologia e foram laureadas pelo Nobel 2018 (NobelPrize.org). A introdução desses temas contemporâneos no ensino médio pode motivar os alunos, proporcionando uma visão mais ampla e realista da física. A ficção científica tem se mostrado uma ferramenta atrativa para contextualizar conceitos científicos complexos, oferecendo uma referência acessível aos estudantes. Este trabalho propõe a utilização de elementos da franquia Star Wars, em conjunto com simulações PhET, para introduzir conceitos da óptica e apresentar o funcionamento das pinças ópticas. A abordagem busca despertar o interesse dos estudantes ao relacionar efeitos fantásticos da ficção com fenômenos reais, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Para isso, propõe-se uma sequência didática dividida em três etapas: exibição de trechos de Star Wars e discussão sobre os conceitos físicos envolvidos; exploração de simulações PhET com metodologias ativas (Freitas, 2024) para ilustrar fenômenos ópticos; e um experimento prático utilizando laser focalizado para demonstrar o princípio das pinças ópticas. Como resultados prévios, observou-se que os alunos demonstraram maior engajamento e entusiasmo ao associar elementos da ficção a conceitos científicos. No entanto, identificou-se a necessidade de delimitar adequadamente os aspectos puramente ficcionais para garantir uma descrição mais realista, evitando que o entusiasmo se transforme em distração. Além disso, percebeu-se que a exposição a produtos artísticos populares, como filmes e jogos, pode ser um caminho eficaz para desenvolver o senso crítico dos alunos sobre a transposição de fenômenos naturais para a ficção. Espera-se que essa abordagem lúdica e interativa facilite a compreensão da física contemporânea e contribua para o desenvolvimento de uma visão crítica e contextualizada da ciência no cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10087_TB5863_30102025184942.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OZAIR CONCEIÇÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "OZAIR" "autor_email" => "ozairsilva.20200003879@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }