USO DE DADOS ABERTOS DO ENEM NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE ANÁLISE EDUCACIONAL: EVIDÊNCIAS DA MICRORREGIÃO DE JACOBINA-BA
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Os dados analisados, somados a resultados de estudos anteriores, reforçam a evidência de que estudantes oriundos de zonas rurais e de escolas públicas apresentam, em média, desempenho inferior no ENEM, o que aponta para a necessidade de ampliação de políticas públicas voltadas para esses grupos. Ainda assim, a análise da série histórica revela uma discreta melhoria nos indicadores de desempenho. A pesquisa evidencia como o uso adequado de dados públicos abertos pode subsidiar o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes. O uso do software Metabase, apoiado por outras ferramentas de manipulação de dados, demonstrou-se eficiente para análise dos dados, e o modelo desenvolvido mostrou-se adaptável para projetos futuros, permitindo novas perspectivas de análise e a inclusão de diferentes descritores. Dessa forma, gestores educacionais poderão ampliar suas análises e diagnósticos sobre o perfil dos estudantes do ensino médio." 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