Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE DADOS ABERTOS DO ENEM NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE ANÁLISE EDUCACIONAL: EVIDÊNCIAS DA MICRORREGIÃO DE JACOBINA-BA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A desigualdade no acesso à educação é um dos grandes desafios no Brasil. Motivado por essa realidade, este trabalho propõe a construção de uma modelagem de dados voltada à análise dos microdados abertos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de identificar e comparar o desempenho de estudantes das zonas rural e urbana, nos últimos três anos, na microrregião de Jacobina-BA. A proposta busca evidenciar diferenças relacionadas à origem da escola (pública ou privada), raça/cor e desempenho nas áreas do conhecimento avaliadas pelo exame. A metodologia adotada compreende, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica exploratória, seguida da análise dos metadados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em seguida, realiza-se a construção de um modelo multidimensional para identificar os principais descritores passíveis de análise, além da extração e tratamento dos dados, com uso de ferramentas open source de análise de dados e técnicas de modelagem. Os dados analisados, somados a resultados de estudos anteriores, reforçam a evidência de que estudantes oriundos de zonas rurais e de escolas públicas apresentam, em média, desempenho inferior no ENEM, o que aponta para a necessidade de ampliação de políticas públicas voltadas para esses grupos. Ainda assim, a análise da série histórica revela uma discreta melhoria nos indicadores de desempenho. A pesquisa evidencia como o uso adequado de dados públicos abertos pode subsidiar o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes. O uso do software Metabase, apoiado por outras ferramentas de manipulação de dados, demonstrou-se eficiente para análise dos dados, e o modelo desenvolvido mostrou-se adaptável para projetos futuros, permitindo novas perspectivas de análise e a inclusão de diferentes descritores. Dessa forma, gestores educacionais poderão ampliar suas análises e diagnósticos sobre o perfil dos estudantes do ensino médio.

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