Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANO DE FORMAÇÃO LOCAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Formação Continuada de professores tem sido um grande desafio nas últimas décadas. Nesse contexto, torna-se imprescindível um alinhamento entre a necessidade de formação do professor e as dificuldades de aprendizagem dos educandos com o foco no aumento da sua proficiência. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a coerência entre as temáticas propostas pelos professores no Plano de Formação Local de algumas unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoas e os resultados obtidos nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação do Estado de Alagoas (SAVEAL). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, na qual analisamos alguns modelos de planejamento de Plano de Formação Local e a correlação entre a formação docente e o desempenho discente. Os resultados esperados incluem uma compreensão mais aprofundada da relação entre os Planos de Formação Local e a proficiência dos estudantes nas avaliações externas, além de identificar pontos de melhoria nas práticas formativas adotadas nas escolas. Em consonância com a BNC – Formação Continuada (2020), o artigo destaca a relevância da Formação Continuada como um processo essencial para o desenvolvimento profissional docente e a melhoria da qualidade da educação, em concordância com Perrenoud (2000) quando discute sobre as práticas de Formação Continuada de professores e a sua relação com a melhoria do ensino. Já os autores Derossi e Ferreira (2020) ressaltam que a Formação Continuada é uma dinâmica de reconstrução e ressignificação das práticas docentes, promovendo reflexões sobre o exercício profissional e o aprimoramento das ações pedagógicas. A combinação desses referenciais teóricos possibilita uma reflexão crítica sobre a eficácia dos Planos de Formação Local e o seu impacto na qualidade educacional, à luz dos resultados obtidos nas avaliações externas.

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