PLANO DE FORMAÇÃO LOCAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127441 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5876 "inscrito_id" => 3710 "titulo" => "PLANO DE FORMAÇÃO LOCAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS." "resumo" => "A Formação Continuada de professores tem sido um grande desafio nas últimas décadas. Nesse contexto, torna-se imprescindível um alinhamento entre a necessidade de formação do professor e as dificuldades de aprendizagem dos educandos com o foco no aumento da sua proficiência. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a coerência entre as temáticas propostas pelos professores no Plano de Formação Local de algumas unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoas e os resultados obtidos nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação do Estado de Alagoas (SAVEAL). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, na qual analisamos alguns modelos de planejamento de Plano de Formação Local e a correlação entre a formação docente e o desempenho discente. Os resultados esperados incluem uma compreensão mais aprofundada da relação entre os Planos de Formação Local e a proficiência dos estudantes nas avaliações externas, além de identificar pontos de melhoria nas práticas formativas adotadas nas escolas. Em consonância com a BNC – Formação Continuada (2020), o artigo destaca a relevância da Formação Continuada como um processo essencial para o desenvolvimento profissional docente e a melhoria da qualidade da educação, em concordância com Perrenoud (2000) quando discute sobre as práticas de Formação Continuada de professores e a sua relação com a melhoria do ensino. Já os autores Derossi e Ferreira (2020) ressaltam que a Formação Continuada é uma dinâmica de reconstrução e ressignificação das práticas docentes, promovendo reflexões sobre o exercício profissional e o aprimoramento das ações pedagógicas. A combinação desses referenciais teóricos possibilita uma reflexão crítica sobre a eficácia dos Planos de Formação Local e o seu impacto na qualidade educacional, à luz dos resultados obtidos nas avaliações externas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3710_TB5876_30102025205023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA RICARDO SOBRAL SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA Sobral" "autor_email" => "adriana.ricardo000@professor.educ.al.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127441 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5876 "inscrito_id" => 3710 "titulo" => "PLANO DE FORMAÇÃO LOCAL: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E OS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ALAGOAS." "resumo" => "A Formação Continuada de professores tem sido um grande desafio nas últimas décadas. Nesse contexto, torna-se imprescindível um alinhamento entre a necessidade de formação do professor e as dificuldades de aprendizagem dos educandos com o foco no aumento da sua proficiência. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a coerência entre as temáticas propostas pelos professores no Plano de Formação Local de algumas unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoas e os resultados obtidos nas avaliações externas, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação do Estado de Alagoas (SAVEAL). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, na qual analisamos alguns modelos de planejamento de Plano de Formação Local e a correlação entre a formação docente e o desempenho discente. Os resultados esperados incluem uma compreensão mais aprofundada da relação entre os Planos de Formação Local e a proficiência dos estudantes nas avaliações externas, além de identificar pontos de melhoria nas práticas formativas adotadas nas escolas. Em consonância com a BNC – Formação Continuada (2020), o artigo destaca a relevância da Formação Continuada como um processo essencial para o desenvolvimento profissional docente e a melhoria da qualidade da educação, em concordância com Perrenoud (2000) quando discute sobre as práticas de Formação Continuada de professores e a sua relação com a melhoria do ensino. Já os autores Derossi e Ferreira (2020) ressaltam que a Formação Continuada é uma dinâmica de reconstrução e ressignificação das práticas docentes, promovendo reflexões sobre o exercício profissional e o aprimoramento das ações pedagógicas. A combinação desses referenciais teóricos possibilita uma reflexão crítica sobre a eficácia dos Planos de Formação Local e o seu impacto na qualidade educacional, à luz dos resultados obtidos nas avaliações externas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3710_TB5876_30102025205023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA RICARDO SOBRAL SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA Sobral" "autor_email" => "adriana.ricardo000@professor.educ.al.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }