Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MECANISMOS DE COESÃO E COERÊNCIA EM RESENHAS ACADÊMICAS POR GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa investiga como os mecanismos de coesão e coerência se manifestam em resenhas acadêmicas produzidas por estudantes de graduação em Letras, considerando a importância desses elementos para a construção de sentidos e a clareza e continuidade na escrita acadêmica. Está fundamentada nos estudos de Antunes (2005), Koch e Elias (2009), Belletti (2019), entre outros teóricos. O trabalho parte da compreensão de que escrever é uma prática social complexa, que envolve fatores linguísticos, cognitivos, pragmáticos e culturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, cujo corpus é composto de resenhas elaboradas por estudantes da disciplina Produção Textual e Análise Linguística, no semestre de 2024.2. As resenhas foram produzidas a partir de leituras teóricas sobre linguística textual, e analisadas com base nos procedimentos de coesão textual — reiteração, associação e conexão —, e coerência textual. Os resultados indicam que os estudantes utilizam com maior frequência mecanismos de reiteração, principalmente, por meio da repetição e substituição lexical e gramatical, embora de forma limitada quanto à variedade vocabular. Quanto à associação e à conexão, percebe-se certa dificuldade em empregar recursos mais sofisticados, o que impacta a fluidez e a progressão temática dos textos. Em termos de coerência, observou-se que, apesar de estarem presentes os movimentos retóricos do gênero, há lacunas na articulação lógica de ideias e no encadeamento argumentativo. Os dados revelam que, embora tenham havido sugestões de reescrita oral, as resenhas analisadas evidenciam a necessidade de fortalecer, no ensino superior, práticas pedagógicas que estimulem a reflexão sobre os mecanismos de textualidade, contribuindo, assim, para o aprimoramento da competência textual-discursiva dos estudantes.

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