Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ISOMERIAS PLANAS ATRAVÉS DO JOGO: UMA ABORDAGEM LÚDICA E INTERATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A aprendizagem significativa (Ausubel, 1968) destaca a importância de ancorar novos conhecimentos em conceitos prévios, evitando a memorização mecânica. No ensino de Química, especialmente em tópicos abstratos como isomeria plana, estratégias lúdicas podem facilitar essa conexão. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de um jogo didático na identificação e classificação de isômeros planos, promovendo engajamento e compreensão conceitual. A atividade foi aplicada a estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS (CODAP), utilizando cartas com estruturas moleculares que incentivavam discussões em grupo e justificativas baseadas em regras de classificação. Alinhado a metodologias ativas, o jogo buscou estimular o protagonismo discente e a colaboração. Os resultados revelaram maior participação e motivação dos alunos, com avanços na assimilação dos conceitos de isomeria plana, evidenciados pela capacidade de argumentação durante as rodadas. Conclui-se que o recurso lúdico, ao contextualizar o conteúdo e favorecer a interação, não apenas tornou o aprendizado mais acessível, mas também reforçou o pensamento crítico, corroborando as premissas de Ausubel e as potencialidades de estratégias inovadoras no ensino de Química.

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