Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de botânica no ensino médio enfrenta diversos desafios, principalmente pela dificuldade dos alunos em visualizar e relacionar os conteúdos teóricos com a realidade. A utilização de metodologias ativas, como aulas práticas, surge como uma estratégia fundamental para tornar o aprendizado ainda mais dinâmico e eficiente, proporcionando uma maior interação dos alunos, e assim favorecendo a construção do conhecimento. Considerando a complexidade do assunto, este trabalho descreve o relato de um projeto desenvolvido no âmbito do PIBID sobre morfologia floral e agentes polinizadores. O projeto foi desenvolvido por licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, da cidade de São Raimundo Nonato-PI. Este foi desenvolvido em duas fases distintas para facilitar o aprendizado dos alunos sobre a morfologia floral e os agentes polinizadores: a) aplicação de questionário para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, seguida da aula teórica fornecendo informações sobre o tema abordado; b) aula prática no laboratório da escola, seguida da aplicação do questionário para acompanhar os conhecimentos adquiridos após as aulas. Durante a aula prática os alunos observaram flores da região com o auxílio de lupas e microscópio, o que facilitou a visualização e identificação das estruturas reprodutivas como ovário e grão de pólen. Os resultados obtidos demonstraram aumento no número de respostas corretas após a aula prática. Foi possível observar um maior interesse dos alunos sobre o tema durante a aula prática, evidenciado pelo engajamento durante as atividades, pelo estímulo à curiosidade e aumento do número de questionamentos sobre o assunto. Portanto, foi notório que a utilização de aula prática tornou o ensino de botânica mais atrativo e incentivador para os alunos.

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