Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPRESSÕES DIGITAIS COM POLIANILINA: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Química no Ensino Médio enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos envolvidos com o cotidiano. Nessa perspectiva, ensinar os conceitos de eletroquímica, como reações de oxirredução, fluxo de elétrons e processos em eletrodos é facilitado quando correlacionado com vivência prática. Este trabalho propõe uma abordagem didática e experimental baseada na revelação de impressões digitais latentes utilizando anilina como agente revelador, com base em reações eletroquímicas. A atividade foi aplicada para alunos de turmas do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, durante um evento intitulado I ExPoTecQui, e envolvia a oxidação da anilina em meio ácido sob aplicação de corrente elétrica. Os estudantes puderam observar a formação de um filme de polianilina sobre a superfície de um eletrodo condutor. Quando a superfície do eletrodo contém impressões digitais, as substâncias depositadas pelos sulcos dérmicos — como íons, aminoácidos e lipídios — alteram localmente o processo de polimerização, revelando a impressão com contraste visível. Ao tempo que se debatia a relevância das impressões digitais para a Química Forense, a oxidação anódica, na qual a anilina perde elétrons e se reorganiza estruturalmente, formando cadeias de polianilina aderidas ao eletrodo, foi explorado com os estudantes. O experimento possibilitou a discussão de conceitos como eletrodos, corrente elétrica, eletrólise, reações de oxidação e redução, além da aplicação prática de semicondutores orgânicos. Adicionalmente, essa abordagem também permitiu a interdisciplinaridade de conteúdos da Química, sendo explorada a oxidação de compostos orgânicos, destacando os grupos funcionais passiveis dessas reações. Este estudo destaca a viabilidade da técnica tanto para fins forenses quanto pedagógicos. A atividade pode ser realizada com materiais acessíveis e segurança em laboratório escolar, promovendo uma aprendizagem significativa e experimental dos conceitos eletroquímicos.

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