Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino da leitura e da escrita ainda representa um desafio significativo no contexto da escola pública brasileira. Nas aulas de Língua Portuguesa, observa-se frequentemente a predominância da gramática normativa e da análise linguística, em detrimento de práticas que favoreçam a produção e a compreensão de textos em sua diversidade. Diante desse cenário, muitos professores buscam estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento das competências de leitura, escrita e análise crítica dos alunos de forma relevante e expressiva. Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na região metropolitana do Recife. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos de Schneuwly e Dolz (2004), Bakhtin (1992), Koch (1997), Borges e Borges (2017) e Marcuschi (1996), e utiliza como instrumentos didáticos a aplicação de sequências didáticas e práticas de retextualização. Os resultados preliminares indicam que a inserção de diferentes gêneros textuais no cotidiano escolar contribui não apenas para o desenvolvimento da análise linguística, mas também amplia significativamente a capacidade dos estudantes de compreender e produzir uma variedade de textos, fortalecendo, assim, sua competência comunicativa e seu engajamento nas práticas sociais da linguagem.

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