Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DE TDIC COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR ENSINO-APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Novas tecnologias na educação trazem um arcabouço de ferramentas que podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é importante destacar que a virtualização dos processos de ensino e a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm ampliado as possibilidades no ambiente escolar. Diante disso, o presente relato descreve a experiência vivenciada por estudantes do curso de Licenciatura em Computação, integrantes do PIBID e seu supervisor no contexto da educação básica, com foco na inserção de tecnologias digitais no meio educacional. As atividades foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Excelência Municipal Dom João José da Mota e Albuquerque e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Afogados da Ingazeira. A aplicação prática se deu por meio de atividades de revisão voltadas para as disciplinas de português e matemática utilizando a plataforma Quizizz. As atividades foram baseadas em metodologias de ensino híbrido, associadas a práticas gamificadas com intervenções organizadas em três fases: preparação de conteúdos, aplicação das atividades em grupo e acompanhamento com observações. Dessa forma, foi observado um aumento no interesse dos alunos e maior empenho nas atividades propostas, aumentando a interação, incentivando o trabalho em grupo e o entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Os principais desafios envolveram a limitação da infraestrutura tecnológica da escola parceira, a falta de experiência prévia com docência e a necessidade de adaptação pedagógica ao ambiente escolar. Mas ainda assim, as estratégias adotadas mostraram-se eficazes ao promover uma aprendizagem ativa e envolvente. Em conclusão, a vivência permitiu compreender a importância das tecnologias digitais no ensino e na formação docente, reforçando a necessidade de metodologias inovadoras e mostrou como a gamificação e atividades práticas podem ser aliadas poderosas nas diversas áreas do conhecimento.

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