Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO GRUPO ESCOLAR JOÃO PESSOA EM COLINAS - MA (1932-1971)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no âmbito do programa "Primeiros Passos na Ciência" da Universidade Estadual do Maranhão, investigou o processo de institucionalização e funcionamento do Grupo Escolar João Pessoa, em Colinas-MA, no período de 1932 a 1971. Buscou-se compreender como a sociedade colinense foi educada e como promoveu sua própria autoeducação ao longo desse tempo. Foram analisadas as disciplinas ensinadas, os materiais didáticos utilizados, os livros e manuais adotados nas aulas, bem como a arquitetura da instituição. Investigou-se, especialmente, de que maneira a organização do tempo escolar influenciou a vida social local. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, seguindo os ensinamentos de Minayo (2011), e caracterizou-se como um estudo histórico de cunho documental. As fontes foram coletadas em arquivos públicos físicos e digitalizados, incluindo bancos de dados online, jornais antigos, legislações da época e registros internos da escola, como diários de classe, fotografias e livros de ensino. O estudo ancorou-se teoricamente em autores como Chartier (1990), Silva (2015) e Vidal (2006), com foco especial nos conceitos de cultura escolar e culturas escolares propostos por Julia (2001) e Viñao Frago (2000). A análise revelou como a escola não apenas reproduziu valores e normas sociais, mas também se tornou espaço de resistência e contestação por parte de professores e alunos, evidenciando o papel central da instituição na propagação e negociação das representações de poder ao longo do período investigado

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