EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
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A ausência de conhecimento acerca da história e cultura dos povos africanos contribui para o desenvolvimento de ações pedagógicas estereotipadas que ainda apontam a história humana em uma perspectiva colonizadora, desconsiderando as contribuições dos povos indígenas e africanos na formação da sociedade brasileira. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a educação para as relações étnico-raciais está sendo realizada nas instituições escolares e quais os principais desafios para sua efetivação. Trata-se de uma revisão bibliográfica através das bases de dados Periódicos CAPES e Scielo. Os principais resultados encontrados na pesquisa destacam que, entre os desafios para a efetivação da educação para as relações étnico-raciais, estão a percepção colonial da história da formação brasileira, a folclorização que se dá às datas comemorativas, a necessidade de conhecimento sobre a temática, além do racismo estruturado. 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