Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Educar para as relações étnico-raciais tem sido um dos principais desafios da atualidade, mesmo diante da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A ausência de conhecimento acerca da história e cultura dos povos africanos contribui para o desenvolvimento de ações pedagógicas estereotipadas que ainda apontam a história humana em uma perspectiva colonizadora, desconsiderando as contribuições dos povos indígenas e africanos na formação da sociedade brasileira. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a educação para as relações étnico-raciais está sendo realizada nas instituições escolares e quais os principais desafios para sua efetivação. Trata-se de uma revisão bibliográfica através das bases de dados Periódicos CAPES e Scielo. Os principais resultados encontrados na pesquisa destacam que, entre os desafios para a efetivação da educação para as relações étnico-raciais, estão a percepção colonial da história da formação brasileira, a folclorização que se dá às datas comemorativas, a necessidade de conhecimento sobre a temática, além do racismo estruturado. Os documentos oficiais ainda apontam a formação de professores, os materiais didáticos e a não fiscalização das ações diante da Lei 10.639/03 como fatores desafiadores. Dessa forma, a ampliação de discussões sobre a temática, além de materiais didáticos e formação de professores, são ações que poderão amenizar lacunas ainda existentes no tocante à educação para as relações étnico-raciais.

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