TUDO O QUE NÓS TEMOS É NÓS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO CURSINHO COLETIVO
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O projeto surge como resposta à necessidade de reduzir as desigualdades educacionais entre os jovens e adultos, promovendo, como discorrido por Paulo Freire (2007), uma educação popular, que estimula a presença organizada das classes sociais populares na luta em favor da transformação democrática da sociedade, no sentido da superação das injustiças sociais. Tendo como objetivo relatar a experiência do Cursinho Coletivo e avaliar seu impacto no desenvolvimento das comunidades periféricas de São Luís, busca-se identificar os fatores que contribuíram para o sucesso do projeto e as perspectivas de continuidade e replicação em outras localidades. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com alunos e educadores, para isso foram realizadas observações diretas durante as aulas. Os resultados demonstraram que o Cursinho Coletivo aumentou significativamente o acesso dos jovens e adultos ao Ensino Superior na aprovação em vestibulares. As experiências relatadas indicam que políticas públicas que envolvem a comunidade e valorizam seus recursos humanos podem gerar transformações significativas. O projeto Cursinho Coletivo se estabelece como um modelo de política pública exitosa, evidenciando a importância da educação como ferramenta de empoderamento social. A continuidade e a replicação desse modelo podem contribuir para a construção de um futuro mais igualitário, onde o acesso à educação de qualidade é garantido a todos (as). Este relato de experiência serve como um convite à reflexão sobre a necessidade de políticas inclusivas e participativas no âmbito educacional." 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