Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DINÂMICA NEWTONIANA NA GUARNIÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127471
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5957
    "inscrito_id" => 13502
    "titulo" => "A DINÂMICA NEWTONIANA NA GUARNIÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO"
    "resumo" => "O ensino dos conteúdos da Física mostra-se um desafio cotidiano para alunos e professores. Segundo Pinto (1999) a Física ainda está longe de ser uma das matérias favoritas dos alunos, na maioria das escolas. Por isso, é fundamental uma mudança do ensino da Física, oferecendo algo mais atrativo. Outro desafio é a educação bancária – conceituada por Paulo Freire, onde o aluno não é levado a pensar ou refletir, apenas induzido a aceitar tudo que lhe é passado, não tendo uma aprendizagem significativa e não desenvolvendo senso crítico (MOREIRA, 2017). A presente abordagem tem como interesse criar um material didático a partir de casos reais da profissão Bombeiro Militar, a fim de trazer a Física para mais próximo do dia-a-dia e mostrar aos alunos como ela está presente em várias situações. Exemplificando atividades que utilizam a força humana como ferramenta para manter o equilíbrio, descrevendo as grandezas atuantes em um sistema, como elas funcionam na prática, como um salvamento ao utilizar uma mangueira para apagar um incêndio, explicando como as Leis de Newton se aplicam em cada caso. Bem como apresentar uma proposta de aplicação em sala de aula, que possibilite uma compreensão mais detalhada das leis de Newton e sua interdisciplinaridade (VALTER DIVINO BORGES, 2020). Este artigo propõe como a Física pode ser abordada em sala de aula pelos professores, trazendo a Mecânica Newtoniana para explicar situações reais como a atuação de uma guarnição no combate a incêndio. Porque o (a) professor (a) intelectual crítico é alguém que ao mesmo tempo se vale de profundo estudo e rigor metodológico enquanto se permite ser criativo (a) e autônomo (a) em suas reflexões (CONTRERAS, 2012)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13502_TB5957_30102025215520.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON JOABE QUEIROZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "leitorescritorprodutor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127471
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5957
    "inscrito_id" => 13502
    "titulo" => "A DINÂMICA NEWTONIANA NA GUARNIÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO"
    "resumo" => "O ensino dos conteúdos da Física mostra-se um desafio cotidiano para alunos e professores. Segundo Pinto (1999) a Física ainda está longe de ser uma das matérias favoritas dos alunos, na maioria das escolas. Por isso, é fundamental uma mudança do ensino da Física, oferecendo algo mais atrativo. Outro desafio é a educação bancária – conceituada por Paulo Freire, onde o aluno não é levado a pensar ou refletir, apenas induzido a aceitar tudo que lhe é passado, não tendo uma aprendizagem significativa e não desenvolvendo senso crítico (MOREIRA, 2017). A presente abordagem tem como interesse criar um material didático a partir de casos reais da profissão Bombeiro Militar, a fim de trazer a Física para mais próximo do dia-a-dia e mostrar aos alunos como ela está presente em várias situações. Exemplificando atividades que utilizam a força humana como ferramenta para manter o equilíbrio, descrevendo as grandezas atuantes em um sistema, como elas funcionam na prática, como um salvamento ao utilizar uma mangueira para apagar um incêndio, explicando como as Leis de Newton se aplicam em cada caso. Bem como apresentar uma proposta de aplicação em sala de aula, que possibilite uma compreensão mais detalhada das leis de Newton e sua interdisciplinaridade (VALTER DIVINO BORGES, 2020). Este artigo propõe como a Física pode ser abordada em sala de aula pelos professores, trazendo a Mecânica Newtoniana para explicar situações reais como a atuação de uma guarnição no combate a incêndio. Porque o (a) professor (a) intelectual crítico é alguém que ao mesmo tempo se vale de profundo estudo e rigor metodológico enquanto se permite ser criativo (a) e autônomo (a) em suas reflexões (CONTRERAS, 2012)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13502_TB5957_30102025215520.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON JOABE QUEIROZ DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "leitorescritorprodutor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino dos conteúdos da Física mostra-se um desafio cotidiano para alunos e professores. Segundo Pinto (1999) a Física ainda está longe de ser uma das matérias favoritas dos alunos, na maioria das escolas. Por isso, é fundamental uma mudança do ensino da Física, oferecendo algo mais atrativo. Outro desafio é a educação bancária – conceituada por Paulo Freire, onde o aluno não é levado a pensar ou refletir, apenas induzido a aceitar tudo que lhe é passado, não tendo uma aprendizagem significativa e não desenvolvendo senso crítico (MOREIRA, 2017). A presente abordagem tem como interesse criar um material didático a partir de casos reais da profissão Bombeiro Militar, a fim de trazer a Física para mais próximo do dia-a-dia e mostrar aos alunos como ela está presente em várias situações. Exemplificando atividades que utilizam a força humana como ferramenta para manter o equilíbrio, descrevendo as grandezas atuantes em um sistema, como elas funcionam na prática, como um salvamento ao utilizar uma mangueira para apagar um incêndio, explicando como as Leis de Newton se aplicam em cada caso. Bem como apresentar uma proposta de aplicação em sala de aula, que possibilite uma compreensão mais detalhada das leis de Newton e sua interdisciplinaridade (VALTER DIVINO BORGES, 2020). Este artigo propõe como a Física pode ser abordada em sala de aula pelos professores, trazendo a Mecânica Newtoniana para explicar situações reais como a atuação de uma guarnição no combate a incêndio. Porque o (a) professor (a) intelectual crítico é alguém que ao mesmo tempo se vale de profundo estudo e rigor metodológico enquanto se permite ser criativo (a) e autônomo (a) em suas reflexões (CONTRERAS, 2012).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.