Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ESCRITA EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127472
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5958
    "inscrito_id" => 7476
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho destina-se a relatar uma experiência concernente a um projeto de leitura e escrita destinado a jovens e adultos, com aulas realizadas na Casa da Cultura da cidade de Além Paraíba - Minas Gerais. Desenvolvido por uma professora de Língua Portuguesa de uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado do Rio de Janeiro, a proposta, aberta às pessoas em geral, tem por base o histórico de fracasso escolar atribuído, ao longo da história, a indivíduos que tiveram que interromper seus estudos, bem como dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes da EJA (RJ). Respeitando os diferentes tempos de aprendizagem, as aulas, com duração de uma hora ou uma hora e meia, são ministradas duas vezes por semana. Apoiado em Arroyo (2014, 2017); Bastos (2013); Freire (1987, 2005); Gentili (2012); e Nóvoa (2023), o projeto visa a: atender necessidades individuais; ampliar a ideia de espaço de aprendizagem; entender a relação entre fracasso e as trajetórias de seus(suas) integrantes; como eles(as) se veem em seus percursos escolares e pessoais; saber o que ex-alunos(as) e uma aluna da EJA(RJ), participantes deste projeto, pensam sobre o currículo da EJA e de que forma os estudos lá realizados os(as) ajudaram; os motivos para buscarem outro espaço de aprendizagem; e a importância da leitura e da escrita em suas vidas. Por meio da observação e do diálogo, chegamos a resultados parciais: a contribuição do espaço informal para a aprendizagem: as pessoas falam sobre suas dificuldades, descobrem-se capazes de aprender e sugerem conteúdos a serem estudados; e a compreensão sobre o impacto que a luta por sobrevivência causa na vida escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7476_TB5958_30102025221610.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA REGINA THIAGO BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "SONIA"
    "autor_email" => "soniartbastos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127472
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5958
    "inscrito_id" => 7476
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho destina-se a relatar uma experiência concernente a um projeto de leitura e escrita destinado a jovens e adultos, com aulas realizadas na Casa da Cultura da cidade de Além Paraíba - Minas Gerais. Desenvolvido por uma professora de Língua Portuguesa de uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado do Rio de Janeiro, a proposta, aberta às pessoas em geral, tem por base o histórico de fracasso escolar atribuído, ao longo da história, a indivíduos que tiveram que interromper seus estudos, bem como dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes da EJA (RJ). Respeitando os diferentes tempos de aprendizagem, as aulas, com duração de uma hora ou uma hora e meia, são ministradas duas vezes por semana. Apoiado em Arroyo (2014, 2017); Bastos (2013); Freire (1987, 2005); Gentili (2012); e Nóvoa (2023), o projeto visa a: atender necessidades individuais; ampliar a ideia de espaço de aprendizagem; entender a relação entre fracasso e as trajetórias de seus(suas) integrantes; como eles(as) se veem em seus percursos escolares e pessoais; saber o que ex-alunos(as) e uma aluna da EJA(RJ), participantes deste projeto, pensam sobre o currículo da EJA e de que forma os estudos lá realizados os(as) ajudaram; os motivos para buscarem outro espaço de aprendizagem; e a importância da leitura e da escrita em suas vidas. Por meio da observação e do diálogo, chegamos a resultados parciais: a contribuição do espaço informal para a aprendizagem: as pessoas falam sobre suas dificuldades, descobrem-se capazes de aprender e sugerem conteúdos a serem estudados; e a compreensão sobre o impacto que a luta por sobrevivência causa na vida escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7476_TB5958_30102025221610.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA REGINA THIAGO BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "SONIA"
    "autor_email" => "soniartbastos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho destina-se a relatar uma experiência concernente a um projeto de leitura e escrita destinado a jovens e adultos, com aulas realizadas na Casa da Cultura da cidade de Além Paraíba - Minas Gerais. Desenvolvido por uma professora de Língua Portuguesa de uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do estado do Rio de Janeiro, a proposta, aberta às pessoas em geral, tem por base o histórico de fracasso escolar atribuído, ao longo da história, a indivíduos que tiveram que interromper seus estudos, bem como dificuldades de aprendizagem apresentadas por estudantes da EJA (RJ). Respeitando os diferentes tempos de aprendizagem, as aulas, com duração de uma hora ou uma hora e meia, são ministradas duas vezes por semana. Apoiado em Arroyo (2014, 2017); Bastos (2013); Freire (1987, 2005); Gentili (2012); e Nóvoa (2023), o projeto visa a: atender necessidades individuais; ampliar a ideia de espaço de aprendizagem; entender a relação entre fracasso e as trajetórias de seus(suas) integrantes; como eles(as) se veem em seus percursos escolares e pessoais; saber o que ex-alunos(as) e uma aluna da EJA(RJ), participantes deste projeto, pensam sobre o currículo da EJA e de que forma os estudos lá realizados os(as) ajudaram; os motivos para buscarem outro espaço de aprendizagem; e a importância da leitura e da escrita em suas vidas. Por meio da observação e do diálogo, chegamos a resultados parciais: a contribuição do espaço informal para a aprendizagem: as pessoas falam sobre suas dificuldades, descobrem-se capazes de aprender e sugerem conteúdos a serem estudados; e a compreensão sobre o impacto que a luta por sobrevivência causa na vida escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.