OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E (MULTI)LETRAMENTOS: VIVÊNCIAS DO PIBID PEDAGOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127474 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5965 "inscrito_id" => 13558 "titulo" => "OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E (MULTI)LETRAMENTOS: VIVÊNCIAS DO PIBID PEDAGOGIA" "resumo" => "Este resumo evidencia um relato de experiência vivenciado no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Petrolina-PE. Trata-se da criação e testagem de um jogo digital, nomeado de “Roleta das sílabas embaralhadas”, composto por uma roleta digital com sílabas embaralhadas de palavras contidas no livro “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, cujo objetivo era trabalhar a compreensão leitora, a consciência fonológica e algumas propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) (Morais, 2012). A testagem do jogo foi vivenciada de forma coletiva e em duplas, envolvendo questões de compreensão leitora e a reflexão sobre as propriedades do SEA. Além disso, foram propostas atividades que contemplavam as diferentes hipóteses de escrita (Ferreiro; Teberosky, 1999) dos alunos. Desse modo, o jogo digital contribuiu para o processo de aprendizagem dos aprendizes em relação à consciência fonológica, leitura e escrita, como também agregou a tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem, destacando a perspectiva dos (multi)letramentos.Vale ressaltar ainda, que, após as testagens, identificamos avanços das crianças em suas hipóteses de leitura e escrita. Assim, destacamos que o PIBID, por meio de suas intervenções, pode colaborar para que a educação seja um lugar de promoção da equidade e busca por um ensino mais democrático, uma vez que respeita e acolhe a pluralidade de conhecimentos e sabres dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13558_TB5965_25102025225927.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubia.leite@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127474 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5965 "inscrito_id" => 13558 "titulo" => "OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E (MULTI)LETRAMENTOS: VIVÊNCIAS DO PIBID PEDAGOGIA" "resumo" => "Este resumo evidencia um relato de experiência vivenciado no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Petrolina-PE. Trata-se da criação e testagem de um jogo digital, nomeado de “Roleta das sílabas embaralhadas”, composto por uma roleta digital com sílabas embaralhadas de palavras contidas no livro “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque, cujo objetivo era trabalhar a compreensão leitora, a consciência fonológica e algumas propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) (Morais, 2012). A testagem do jogo foi vivenciada de forma coletiva e em duplas, envolvendo questões de compreensão leitora e a reflexão sobre as propriedades do SEA. Além disso, foram propostas atividades que contemplavam as diferentes hipóteses de escrita (Ferreiro; Teberosky, 1999) dos alunos. Desse modo, o jogo digital contribuiu para o processo de aprendizagem dos aprendizes em relação à consciência fonológica, leitura e escrita, como também agregou a tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem, destacando a perspectiva dos (multi)letramentos.Vale ressaltar ainda, que, após as testagens, identificamos avanços das crianças em suas hipóteses de leitura e escrita. Assim, destacamos que o PIBID, por meio de suas intervenções, pode colaborar para que a educação seja um lugar de promoção da equidade e busca por um ensino mais democrático, uma vez que respeita e acolhe a pluralidade de conhecimentos e sabres dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13558_TB5965_25102025225927.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DE SOUSA LEITE" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nubia.leite@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }