Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE RELATOS E EXPERIÊNCIAS: O JULGAMENTO DE CAPITU, CULPADA OU INOCENTE?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A literatura brasileira desempenha um papel fundamental na formação da identidade cultural do país, refletindo suas diversidades sociais, étnicas e históricas. Obras como "Dom Casmurro" de Machado de Assis (1899) não apenas capturam a essência da sociedade brasileira do século XIX, mas são atemporais, pois abordam questões universais, como a traição, a dúvida e a construção da memória. Essa capacidade de ressoar com diferentes gerações torna a literatura uma ferramenta poderosa para o entendimento crítico da realidade. Este artigo tem como objetivo contribuir para fortalecer a prática docente durante as aulas de literatura. Para isso, apresenta-se uma prática pedagógica realizada na EEEP José Vidal Alves, focada na análise da obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis. A atividade consistiu na análise da obra, e, em seguida, foi realizado o julgamento de Capitu, célebre personagem da literatura brasileira, a qual foi acusada de adultério por seu esposo, Bento Santiago. Na oportunidade, os estudantes simularam um jurí e apresentaram argumentos consistentes, baseados na obra, para defender a tese defendida por eles. Para a construção desse artigo foram adotados procedimentos bibliográficos, através de abordagem qualitativa, que teve como suporte teórico os estudos de Candido (2006, p. 31) e Alzão (2019). Essa prática visa tornar a leitura mais significativa e despertar o senso crítico dos estudantes. Após a atividade foi perceptível maior engajamento dos estudantes nas aulas de literatura e melhoria na capacidade de argumentação. Entretanto, a literatura brasileira ainda enfrenta desafios significativos na contemporaneidade, como a desvalorização da leitura, impulsionada pela era digital e pelo consumo rápido de informações, compromete a formação de novos leitores. Sendo assim, é necessário a atualização dos currículos escolares e a promoção de iniciativas que incentivem a leitura crítica.

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