FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127483 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5984 "inscrito_id" => 13147 "titulo" => "FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA" "resumo" => "No ambiente escolar, garantir acessibilidade é essencial para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Desta forma, este estudo visa analisar um projeto desenvolvido para uma Feira Regional de Ciência e Tecnologia, relacionado à construção de um protótipo e, posteriormente, à elaboração de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória para escadas, destinado a facilitar a mobilidade de pessoas com deficiências na E.E.B. Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino – SC. O projeto foi desenvolvido nas seguintes fases, no componente curricular eletivo “Experimentação e outras práticas investigativas”, com base na área do conhecimento das Ciências da Natureza, no Ensino Médio: a) análise de necessidades da comunidade escolar relacionadas à acessibilidade; b) pesquisa e desenvolvimento: revisão de literatura e consulta a especialistas; c) construção do protótipo e do projeto; e, d) implantação do protótipo e do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram duas estudantes expositoras e a sua professora orientadora. A geração de dados compreendeu a observação do planejamento do projeto pelas estudantes expositoras com orientação da professora, as falas das expositoras na apresentação da Feira Regional, bem como entrevistas semiestruturadas com as estudantes e a professora. O resultado consiste na implementação de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória em escadas de baixo custo, que possibilite a acessibilidade aos Laboratórios de Ciências da Natureza, Maker e de Tecnologias Educacionais da escola, bem como contribui para a sensibilização sobre a inclusão escolar e para o engajamento consciente destes estudantes em práticas de letramentos científicos transformadoras (Fisher, 2007; Grupo Nova Londres, 2021; Grimes, 2023)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13147_TB5984_03112025005034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA GRIMES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "professora.camilagrimes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127483 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5984 "inscrito_id" => 13147 "titulo" => "FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA" "resumo" => "No ambiente escolar, garantir acessibilidade é essencial para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Desta forma, este estudo visa analisar um projeto desenvolvido para uma Feira Regional de Ciência e Tecnologia, relacionado à construção de um protótipo e, posteriormente, à elaboração de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória para escadas, destinado a facilitar a mobilidade de pessoas com deficiências na E.E.B. Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino – SC. O projeto foi desenvolvido nas seguintes fases, no componente curricular eletivo “Experimentação e outras práticas investigativas”, com base na área do conhecimento das Ciências da Natureza, no Ensino Médio: a) análise de necessidades da comunidade escolar relacionadas à acessibilidade; b) pesquisa e desenvolvimento: revisão de literatura e consulta a especialistas; c) construção do protótipo e do projeto; e, d) implantação do protótipo e do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram duas estudantes expositoras e a sua professora orientadora. A geração de dados compreendeu a observação do planejamento do projeto pelas estudantes expositoras com orientação da professora, as falas das expositoras na apresentação da Feira Regional, bem como entrevistas semiestruturadas com as estudantes e a professora. O resultado consiste na implementação de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória em escadas de baixo custo, que possibilite a acessibilidade aos Laboratórios de Ciências da Natureza, Maker e de Tecnologias Educacionais da escola, bem como contribui para a sensibilização sobre a inclusão escolar e para o engajamento consciente destes estudantes em práticas de letramentos científicos transformadoras (Fisher, 2007; Grupo Nova Londres, 2021; Grimes, 2023)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13147_TB5984_03112025005034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA GRIMES" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "professora.camilagrimes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }