Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127483
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5984
    "inscrito_id" => 13147
    "titulo" => "FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA"
    "resumo" => "No ambiente escolar, garantir acessibilidade é essencial para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Desta forma, este estudo visa analisar um projeto desenvolvido para uma Feira Regional de Ciência e Tecnologia, relacionado à construção de um protótipo e, posteriormente, à elaboração de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória para escadas, destinado a facilitar a mobilidade de pessoas com deficiências na E.E.B. Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino – SC. O projeto foi desenvolvido nas seguintes fases, no componente curricular eletivo “Experimentação e outras práticas investigativas”, com base na área do conhecimento das Ciências da Natureza, no Ensino Médio: a) análise de necessidades da comunidade escolar relacionadas à acessibilidade; b) pesquisa e desenvolvimento: revisão de literatura e consulta a especialistas; c) construção do protótipo e do projeto; e, d) implantação do protótipo e do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram duas estudantes expositoras e a sua professora orientadora. A geração de dados compreendeu a observação do planejamento do projeto pelas estudantes expositoras com orientação da professora, as falas das expositoras na apresentação da Feira Regional, bem como entrevistas semiestruturadas com as estudantes e a professora. O resultado consiste na implementação de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória em escadas de baixo custo, que possibilite a acessibilidade aos Laboratórios de Ciências da Natureza, Maker e de Tecnologias Educacionais da escola, bem como contribui para a sensibilização sobre a inclusão escolar e para o engajamento consciente destes estudantes em práticas de letramentos científicos transformadoras (Fisher, 2007; Grupo Nova Londres, 2021; Grimes, 2023)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13147_TB5984_03112025005034.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA GRIMES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "professora.camilagrimes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127483
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5984
    "inscrito_id" => 13147
    "titulo" => "FEIRA CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA ELEVATÓRIA PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA"
    "resumo" => "No ambiente escolar, garantir acessibilidade é essencial para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Desta forma, este estudo visa analisar um projeto desenvolvido para uma Feira Regional de Ciência e Tecnologia, relacionado à construção de um protótipo e, posteriormente, à elaboração de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória para escadas, destinado a facilitar a mobilidade de pessoas com deficiências na E.E.B. Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino – SC. O projeto foi desenvolvido nas seguintes fases, no componente curricular eletivo “Experimentação e outras práticas investigativas”, com base na área do conhecimento das Ciências da Natureza, no Ensino Médio: a) análise de necessidades da comunidade escolar relacionadas à acessibilidade; b) pesquisa e desenvolvimento: revisão de literatura e consulta a especialistas; c) construção do protótipo e do projeto; e, d) implantação do protótipo e do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram duas estudantes expositoras e a sua professora orientadora. A geração de dados compreendeu a observação do planejamento do projeto pelas estudantes expositoras com orientação da professora, as falas das expositoras na apresentação da Feira Regional, bem como entrevistas semiestruturadas com as estudantes e a professora. O resultado consiste na implementação de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória em escadas de baixo custo, que possibilite a acessibilidade aos Laboratórios de Ciências da Natureza, Maker e de Tecnologias Educacionais da escola, bem como contribui para a sensibilização sobre a inclusão escolar e para o engajamento consciente destes estudantes em práticas de letramentos científicos transformadoras (Fisher, 2007; Grupo Nova Londres, 2021; Grimes, 2023)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13147_TB5984_03112025005034.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA GRIMES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "professora.camilagrimes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No ambiente escolar, garantir acessibilidade é essencial para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Desta forma, este estudo visa analisar um projeto desenvolvido para uma Feira Regional de Ciência e Tecnologia, relacionado à construção de um protótipo e, posteriormente, à elaboração de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória para escadas, destinado a facilitar a mobilidade de pessoas com deficiências na E.E.B. Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino – SC. O projeto foi desenvolvido nas seguintes fases, no componente curricular eletivo “Experimentação e outras práticas investigativas”, com base na área do conhecimento das Ciências da Natureza, no Ensino Médio: a) análise de necessidades da comunidade escolar relacionadas à acessibilidade; b) pesquisa e desenvolvimento: revisão de literatura e consulta a especialistas; c) construção do protótipo e do projeto; e, d) implantação do protótipo e do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram duas estudantes expositoras e a sua professora orientadora. A geração de dados compreendeu a observação do planejamento do projeto pelas estudantes expositoras com orientação da professora, as falas das expositoras na apresentação da Feira Regional, bem como entrevistas semiestruturadas com as estudantes e a professora. O resultado consiste na implementação de um projeto funcional e sustentável de uma plataforma elevatória em escadas de baixo custo, que possibilite a acessibilidade aos Laboratórios de Ciências da Natureza, Maker e de Tecnologias Educacionais da escola, bem como contribui para a sensibilização sobre a inclusão escolar e para o engajamento consciente destes estudantes em práticas de letramentos científicos transformadoras (Fisher, 2007; Grupo Nova Londres, 2021; Grimes, 2023).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.