ACESSIBILIDADE E RECURSOS DIDÁTICOS COMO DIREITO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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Dentro desse panorama, urge a necessidade de fomentar os debates e as práticas que incluam esses estudantes, a fim de garantir uma educação acessível e que possibilite ao público supracitado desenvolver ao máximo suas potencialidades. O intuito desta pesquisa é abordar a acessibilidade de materiais didáticos enquanto direito do estudante com deficiência visual. Metodologicamente, este trabalho parte de nossa prática pedagógica enquanto docentes que atuam com o público em questão, aliado à uma revisão de literatura a respeito da acessibilidade de recursos didáticos táteis e ampliados para os estudantes com deficiência visual (cegos, baixa visão e visão monocular). O referencial teórico que compõe a pesquisa inclui autores da área da Educação Especial e as legislações que asseguram o acesso a recursos didáticos voltados para as singularidades destes estudantes e, que reforçam a eliminação de barreiras como meio de garantir seus direitos à participação social e plena cidadania. 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