PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES NO CONTEXTO DO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127485 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5988 "inscrito_id" => 7930 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES NO CONTEXTO DO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este estudo destaca a experiência de elaboração de materiais didáticos bilíngues, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa, como estratégia para promover um ensino dinâmico, acessível e inclusivo na área de Ciências da Natureza, voltado aos alunos surdos atendidos pelo Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró–RN. A produção dos materiais ficou sob responsabilidade dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), integrantes do subprojeto interdisciplinar de Letras-Português e Física da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas. Entre os recursos elaborados, destacam-se um Quiz educativo com temática ambiental, vídeos bilíngues de curta duração e uma trilha ecológica interativa intitulada Eólica Aventura. Esses materiais foram planejados visando fortalecer o letramento visual, facilitar a compreensão dos conteúdos e incentivar a participação ativa dos estudantes em atividades práticas e lúdicas. O objetivo principal deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e aplicação de materiais didáticos bilíngues, destacando sua contribuição para um ensino mais envolvente e significativo voltado para alunos surdos. Para alcançar os objetivos propostos, conduzimos uma pesquisa de caráter exploratória e qualitativa que, segundo Gil (2002), visa proporcionar maior familiaridade com o problema investigado, tornando-o mais explícito e, em determinados casos, contribuindo para a formulação de hipóteses. O referencial teórico adotado fundamenta-se em Chartier (2002), que concebe o material didático como um elemento mediador essencial no processo de construção do conhecimento, e em Kishimoto (2011), que evidencia o valor pedagógico dos jogos enquanto atividades lúdicas capazes de despertar a motivação intrínseca dos alunos e promover aprendizagens mais significativas e prazerosas. Os resultados observados indicam que a produção de materiais bilíngues constitui uma estratégia eficaz para responder às necessidades específicas dos estudantes surdos, respeitando suas particularidades linguísticas e culturais e contribuindo para uma educação mais inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7930_TB5988_29102025225031.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SOUZA LIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "paulajls@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127485 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5988 "inscrito_id" => 7930 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS BILÍNGUES NO CONTEXTO DO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este estudo destaca a experiência de elaboração de materiais didáticos bilíngues, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa, como estratégia para promover um ensino dinâmico, acessível e inclusivo na área de Ciências da Natureza, voltado aos alunos surdos atendidos pelo Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo (CAS), em Mossoró–RN. A produção dos materiais ficou sob responsabilidade dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), integrantes do subprojeto interdisciplinar de Letras-Português e Física da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Caraúbas. Entre os recursos elaborados, destacam-se um Quiz educativo com temática ambiental, vídeos bilíngues de curta duração e uma trilha ecológica interativa intitulada Eólica Aventura. Esses materiais foram planejados visando fortalecer o letramento visual, facilitar a compreensão dos conteúdos e incentivar a participação ativa dos estudantes em atividades práticas e lúdicas. O objetivo principal deste trabalho é relatar a experiência de elaboração e aplicação de materiais didáticos bilíngues, destacando sua contribuição para um ensino mais envolvente e significativo voltado para alunos surdos. Para alcançar os objetivos propostos, conduzimos uma pesquisa de caráter exploratória e qualitativa que, segundo Gil (2002), visa proporcionar maior familiaridade com o problema investigado, tornando-o mais explícito e, em determinados casos, contribuindo para a formulação de hipóteses. O referencial teórico adotado fundamenta-se em Chartier (2002), que concebe o material didático como um elemento mediador essencial no processo de construção do conhecimento, e em Kishimoto (2011), que evidencia o valor pedagógico dos jogos enquanto atividades lúdicas capazes de despertar a motivação intrínseca dos alunos e promover aprendizagens mais significativas e prazerosas. Os resultados observados indicam que a produção de materiais bilíngues constitui uma estratégia eficaz para responder às necessidades específicas dos estudantes surdos, respeitando suas particularidades linguísticas e culturais e contribuindo para uma educação mais inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7930_TB5988_29102025225031.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA SOUZA LIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "paulajls@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }