MAPEAMENTO DE BOAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL INTEGRADAS AO CURRÍCULO ESCOLAR
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Foram avaliadas 456 experiências, coletadas de fontes como as Jornadas de EAN do FNDE, publicações acadêmicas e oficiais e relatos dos Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). Os critérios de avaliação incluíram alinhamento aos princípios do Marco de EAN e dos Guias Alimentares Brasileiros, articulação com o currículo escolar, abordagem multidimensional da alimentação (biológica, sociocultural, ambiental, econômica e de direitos humanos), participação da comunidade escolar e perenidade das ações. Os resultados mostraram que a maioria das experiências (98,0%) alinhava-se aos princípios dos Guias Alimentares, e 70,2% abordavam três ou mais dimensões da alimentação. No entanto, apenas 33% das ações eram realizadas de forma permanente, integradas ao currículo. A Educação Infantil destacou-se com maior proporção de práticas bem-sucedidas (23,7% com nota máxima), enquanto o Ensino Fundamental enfrentou desafios provavelmente devido à fragmentação curricular. O relatório conclui que, embora existam avanços, há necessidade de formação continuada para educadores, maior planejamento de ações de EAN envolvendo a toda comunidade escolar com inserção do tema nos projetos político-pedagógicos (PPP) das escolas. Recomenda-se ainda a revisão de normativas educacionais para ampliar a abordagem da alimentação saudável de forma transversal e permanente, garantindo a construção de senso crítico dos estudantes sobre alimentação adequada e saudável." 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