EDUCAÇÃO EMOCIONAL E O PAPEL DA MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA NA TOMADA DE DECISÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127497 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6007 "inscrito_id" => 8932 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E O PAPEL DA MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA NA TOMADA DE DECISÃO" "resumo" => "A educação emocional possibilita que os indivíduos identifiquem, interpretem e regulem suas próprias emoções, assim como as dos outros. Nesse contexto, a memória autobiográfica assume um papel central, visto que a evocação de experiências passadas influencia os processos de interpretação da realidade e a construção de significados. Já a tomada de decisão, está relacionada de forma multifatorial, demandando a articulação de diferentes elementos para a formulação de escolhas fundamentadas. Dessa forma, este artigo teve como objetivo geral analisar de que maneira o reconhecimento das emoções interligada a memória autobiográfica influencia a relação da tomada de decisão dos indivíduos, considerando a influência de experiências passadas, tais como lembranças, sonhos, desejos e metas projetadas ao longo da vida. Como metodologia, foi utilizada a revisão narrativa da literatura, que teve como princípio a seleção de estudos na base de dados CAPES, Scielo e no Google Acadêmico, usando os descritores: memória autobiográfica e tomada de decisão, para sustentarem o ponto de vista da pesquisa. Foram identificados 18 estudos relacionados ao tema, dos quais foram incluídos artigos, teses e dissertações, sem critérios de ano de publicação, em português, e com acesso gratuito. Nesse âmbito, como resultados encontrados, foi demonstrado que um melhor desempenho cognitivo poderá predizer um melhor desempenho em tarefas de decisão, como a econômica, e ainda, que o julgamento sobre o passado e o futuro estão relacionados assim como ocorre na memória, porém há também uma sobreposição de processos entre memória e julgamento de probabilidades, o que implica que a forma como relembrar eventos passados ??influencia diretamente nas decisões futuras. Com isso, a inter-relação entre esses elementos destaca a importância de compreender como as experiências pessoais moldam as escolhas e como a educação emocional pode promover decisões mais equilibradas e conscientes no contexto do desenvolvimento humano, na autonomia e na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8932_TB6007_30102025234133.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana.srodrigues2016@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127497 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6007 "inscrito_id" => 8932 "titulo" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL E O PAPEL DA MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA NA TOMADA DE DECISÃO" "resumo" => "A educação emocional possibilita que os indivíduos identifiquem, interpretem e regulem suas próprias emoções, assim como as dos outros. Nesse contexto, a memória autobiográfica assume um papel central, visto que a evocação de experiências passadas influencia os processos de interpretação da realidade e a construção de significados. Já a tomada de decisão, está relacionada de forma multifatorial, demandando a articulação de diferentes elementos para a formulação de escolhas fundamentadas. Dessa forma, este artigo teve como objetivo geral analisar de que maneira o reconhecimento das emoções interligada a memória autobiográfica influencia a relação da tomada de decisão dos indivíduos, considerando a influência de experiências passadas, tais como lembranças, sonhos, desejos e metas projetadas ao longo da vida. Como metodologia, foi utilizada a revisão narrativa da literatura, que teve como princípio a seleção de estudos na base de dados CAPES, Scielo e no Google Acadêmico, usando os descritores: memória autobiográfica e tomada de decisão, para sustentarem o ponto de vista da pesquisa. Foram identificados 18 estudos relacionados ao tema, dos quais foram incluídos artigos, teses e dissertações, sem critérios de ano de publicação, em português, e com acesso gratuito. Nesse âmbito, como resultados encontrados, foi demonstrado que um melhor desempenho cognitivo poderá predizer um melhor desempenho em tarefas de decisão, como a econômica, e ainda, que o julgamento sobre o passado e o futuro estão relacionados assim como ocorre na memória, porém há também uma sobreposição de processos entre memória e julgamento de probabilidades, o que implica que a forma como relembrar eventos passados ??influencia diretamente nas decisões futuras. Com isso, a inter-relação entre esses elementos destaca a importância de compreender como as experiências pessoais moldam as escolhas e como a educação emocional pode promover decisões mais equilibradas e conscientes no contexto do desenvolvimento humano, na autonomia e na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8932_TB6007_30102025234133.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana.srodrigues2016@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }