Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRANSIÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: ESTUDOS ACERCA DA EMPREGABILIDADE PERCEBIDA NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A transição para o mercado de trabalho é um momento decisivo na vida dos estudantes, representando um período de mudanças, incertezas e desafios. Essa fase exige não apenas a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica, mas também o desenvolvimento de competências que permitam enfrentar um mercado competitivo e em constante transformação. Além disso, fatores psicossociais, culturais e econômicos influenciam diretamente na forma como os estudantes lidam com esse processo, tornando fundamental a investigação de elementos que possam facilitar essa transição. Destacam-se os estudos sobre os constructos de autoeficácia e empregabilidade percebida, ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. O presente estudo buscou realizar um levantamento documental bibliográfico dos estudos desenvolvidos no Brasil e no mundo acerca da perspectiva individual da empregabilidade. Foram realizadas buscas nas bases de dados Reserchgate, Google Acadêmico, RepositoriUM utilizando as palavras-chaves: transição para o trabalho, empregabilidade, adaptabilidade de carreira e autoeficácia. Foram selecionados 60 artigos dos últimos 10 anos. Numa primeira separação, utilizando a leitura de títulos de artigos, foram selecionados 37 artigos. Destes, após a leitura dos resumos e do texto na íntegra foram separados 11 artigos que foram utilizados para realização do fichamento. Diversos autores, afirmam que a integração dos fatores internos – competências vocacionais - e dos fatores externos – dinâmica do mercado do trabalho – constituem a base da empregabilidade percebida, definida como a crença de um indivíduo sobre as suas probabilidades de sucesso e os fatores que influenciam as suas percepções sobre o trabalho. Destacam-se os estudos sobre a Sefl-Perceived Employability Scale (SPES) desenvolvida por Rothwell et al. (2008) e adaptada para a versão portuguesa por Monteiro, García-Aracil, Almeida (2019). Conclui-se que esses estudos acerca da empregabilidade ofereçam subsídios significativos para o desenvolvimento de políticas educacionais que favoreçam a preparação para o mercado de trabalho.

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