PANORAMA DE INGRESSO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA DA UFAL: UM RETRATO DO PERÍODO DE 2013 - 2023
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127507 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6023 "inscrito_id" => 9177 "titulo" => "PANORAMA DE INGRESSO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA DA UFAL: UM RETRATO DO PERÍODO DE 2013 - 2023" "resumo" => "Os estudos acerca da formação de professores são importantes indicadores de monitoramento das politicas públicas educacionais voltados à formação docente, apontando lacunas e novos caminhos para a educação no país. Nesse cenário, o presente estudo buscou analisar o panorama de ingresso dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na modalidade de ensino presencial, no período de 2013-2023. Para isso, o percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizando o procedimento de revisão bibliográfica. Para fins de coleta e geração de dados, utilizou-se os dados secundários do Painel Estatístico do Censo da Educação Superior, gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com ênfase nos registros acerca do quantitativo geral de ingresso nos cursos presenciais de Licenciatura, a forma de ingresso, os cursos com maior quantitativo de ingresso, além dos atributos de sexo biológico e cor ou raça. Os resultados demonstram uma variação no ingresso de estudantes, principalmente a partir de 2017, apresentando um quantitativo médio anual de cerca de dois mil ingressantes. Quanto a forma de ingresso, identificou-se a predominância de acesso através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com 88,3%, seguido 11% de outra forma e 0,7% por meio de vestibular. No que refere-se aos cursos com maior quantitativo de ingresso, identificou-se que os cursos de Pedagogia, Letras/Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Matemática, Química, Geografia, História, Educação Física, Física e Filosofia, respectivamente, possuem maior registro nos últimos dez anos. Em relação aos atributos sexo biológico e cor ou raça dos ingressantes, constatou-se uma predominância de estudantes do sexo biológico feminino e de autodeclarados pretos/pardos, coadunando com estudos acerca da estratificação social. Desse modo, os resultados permitem avaliar o cenário de ingresso nos cursos de Licenciatura da instituição, considerando os desafios atuais da formação de novos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9177_TB6023_30102025235742.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MARIANO BRITO SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MARIANO" "autor_email" => "lucas.mbsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127507 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6023 "inscrito_id" => 9177 "titulo" => "PANORAMA DE INGRESSO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA DA UFAL: UM RETRATO DO PERÍODO DE 2013 - 2023" "resumo" => "Os estudos acerca da formação de professores são importantes indicadores de monitoramento das politicas públicas educacionais voltados à formação docente, apontando lacunas e novos caminhos para a educação no país. Nesse cenário, o presente estudo buscou analisar o panorama de ingresso dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na modalidade de ensino presencial, no período de 2013-2023. Para isso, o percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizando o procedimento de revisão bibliográfica. Para fins de coleta e geração de dados, utilizou-se os dados secundários do Painel Estatístico do Censo da Educação Superior, gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com ênfase nos registros acerca do quantitativo geral de ingresso nos cursos presenciais de Licenciatura, a forma de ingresso, os cursos com maior quantitativo de ingresso, além dos atributos de sexo biológico e cor ou raça. Os resultados demonstram uma variação no ingresso de estudantes, principalmente a partir de 2017, apresentando um quantitativo médio anual de cerca de dois mil ingressantes. Quanto a forma de ingresso, identificou-se a predominância de acesso através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com 88,3%, seguido 11% de outra forma e 0,7% por meio de vestibular. No que refere-se aos cursos com maior quantitativo de ingresso, identificou-se que os cursos de Pedagogia, Letras/Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Matemática, Química, Geografia, História, Educação Física, Física e Filosofia, respectivamente, possuem maior registro nos últimos dez anos. Em relação aos atributos sexo biológico e cor ou raça dos ingressantes, constatou-se uma predominância de estudantes do sexo biológico feminino e de autodeclarados pretos/pardos, coadunando com estudos acerca da estratificação social. Desse modo, os resultados permitem avaliar o cenário de ingresso nos cursos de Licenciatura da instituição, considerando os desafios atuais da formação de novos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9177_TB6023_30102025235742.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS MARIANO BRITO SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS MARIANO" "autor_email" => "lucas.mbsilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }