Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PANORAMA DE INGRESSO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA DA UFAL: UM RETRATO DO PERÍODO DE 2013 - 2023

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os estudos acerca da formação de professores são importantes indicadores de monitoramento das politicas públicas educacionais voltados à formação docente, apontando lacunas e novos caminhos para a educação no país. Nesse cenário, o presente estudo buscou analisar o panorama de ingresso dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na modalidade de ensino presencial, no período de 2013-2023. Para isso, o percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizando o procedimento de revisão bibliográfica. Para fins de coleta e geração de dados, utilizou-se os dados secundários do Painel Estatístico do Censo da Educação Superior, gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com ênfase nos registros acerca do quantitativo geral de ingresso nos cursos presenciais de Licenciatura, a forma de ingresso, os cursos com maior quantitativo de ingresso, além dos atributos de sexo biológico e cor ou raça. Os resultados demonstram uma variação no ingresso de estudantes, principalmente a partir de 2017, apresentando um quantitativo médio anual de cerca de dois mil ingressantes. Quanto a forma de ingresso, identificou-se a predominância de acesso através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com 88,3%, seguido 11% de outra forma e 0,7% por meio de vestibular. No que refere-se aos cursos com maior quantitativo de ingresso, identificou-se que os cursos de Pedagogia, Letras/Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Matemática, Química, Geografia, História, Educação Física, Física e Filosofia, respectivamente, possuem maior registro nos últimos dez anos. Em relação aos atributos sexo biológico e cor ou raça dos ingressantes, constatou-se uma predominância de estudantes do sexo biológico feminino e de autodeclarados pretos/pardos, coadunando com estudos acerca da estratificação social. Desse modo, os resultados permitem avaliar o cenário de ingresso nos cursos de Licenciatura da instituição, considerando os desafios atuais da formação de novos professores.

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