Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUTUROS POSSÍVEIS DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO PARA O PODER JUDICIÁRIO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo analisa as percepções de servidores e magistrados sobre processos de formação continuada voltados à difusão da cultura da inovação, da criatividade e do empreendedorismo público no Poder Judiciário brasileiro. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas (Jovchelovich; Bauer, 2002) com participantes da pós-graduação lato sensu “Jurisdição Inovadora – para além de 2030”. Os dados coletados revelam três macro-temáticas: concepções de inovação; interlocução entre a prática do direito e a cultura da inovação; e percepções sobre a efetividade das ações formativas. A partir de Castro e Guimarães (2019), Werneck (2020), Schwella (2005), Freire (1997), entre outros, sustenta-se a importância de consolidar uma cultura institucional de inovação a partir de formações que estimulem empatia, co-criação, pensamento crítico e articulação intersetorial. Os resultados demonstram entraves como resistências institucionais, rotatividade de lideranças e práticas hierarquizadas que dificultam a perenidade das inovações. No entanto, os participantes relataram que metodologias ativas, experiências práticas e estratégias colaborativas promoveram maior engajamento e reconhecimento da inovação como valor estratégico. Destaca-se a necessidade de estruturar formações que desenvolvam competências individuais, coletivas e organizacionais, com foco na humanização da justiça e na aproximação entre Judiciário e sociedade. Conclui-se que processos formativos planejados com base em metodologias participativas, integradoras e contemporâneas podem fomentar transformações significativas no ecossistema de inovação do Poder Judiciário brasileiro, contribuindo para a construção de futuros mais democráticos, eficientes e centrados no cidadão.

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