FUTUROS POSSÍVEIS DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO PARA O PODER JUDICIÁRIO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127508 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6027 "inscrito_id" => 14588 "titulo" => "FUTUROS POSSÍVEIS DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO PARA O PODER JUDICIÁRIO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS" "resumo" => "O presente artigo analisa as percepções de servidores e magistrados sobre processos de formação continuada voltados à difusão da cultura da inovação, da criatividade e do empreendedorismo público no Poder Judiciário brasileiro. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas (Jovchelovich; Bauer, 2002) com participantes da pós-graduação lato sensu “Jurisdição Inovadora – para além de 2030”. Os dados coletados revelam três macro-temáticas: concepções de inovação; interlocução entre a prática do direito e a cultura da inovação; e percepções sobre a efetividade das ações formativas. A partir de Castro e Guimarães (2019), Werneck (2020), Schwella (2005), Freire (1997), entre outros, sustenta-se a importância de consolidar uma cultura institucional de inovação a partir de formações que estimulem empatia, co-criação, pensamento crítico e articulação intersetorial. Os resultados demonstram entraves como resistências institucionais, rotatividade de lideranças e práticas hierarquizadas que dificultam a perenidade das inovações. No entanto, os participantes relataram que metodologias ativas, experiências práticas e estratégias colaborativas promoveram maior engajamento e reconhecimento da inovação como valor estratégico. Destaca-se a necessidade de estruturar formações que desenvolvam competências individuais, coletivas e organizacionais, com foco na humanização da justiça e na aproximação entre Judiciário e sociedade. Conclui-se que processos formativos planejados com base em metodologias participativas, integradoras e contemporâneas podem fomentar transformações significativas no ecossistema de inovação do Poder Judiciário brasileiro, contribuindo para a construção de futuros mais democráticos, eficientes e centrados no cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14588_TB6027_23102025182706.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO GUILHERME DE MELO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.peixoto@unicap.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127508 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6027 "inscrito_id" => 14588 "titulo" => "FUTUROS POSSÍVEIS DE PROCESSOS DE INOVAÇÃO PARA O PODER JUDICIÁRIO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS" "resumo" => "O presente artigo analisa as percepções de servidores e magistrados sobre processos de formação continuada voltados à difusão da cultura da inovação, da criatividade e do empreendedorismo público no Poder Judiciário brasileiro. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas (Jovchelovich; Bauer, 2002) com participantes da pós-graduação lato sensu “Jurisdição Inovadora – para além de 2030”. Os dados coletados revelam três macro-temáticas: concepções de inovação; interlocução entre a prática do direito e a cultura da inovação; e percepções sobre a efetividade das ações formativas. A partir de Castro e Guimarães (2019), Werneck (2020), Schwella (2005), Freire (1997), entre outros, sustenta-se a importância de consolidar uma cultura institucional de inovação a partir de formações que estimulem empatia, co-criação, pensamento crítico e articulação intersetorial. Os resultados demonstram entraves como resistências institucionais, rotatividade de lideranças e práticas hierarquizadas que dificultam a perenidade das inovações. No entanto, os participantes relataram que metodologias ativas, experiências práticas e estratégias colaborativas promoveram maior engajamento e reconhecimento da inovação como valor estratégico. Destaca-se a necessidade de estruturar formações que desenvolvam competências individuais, coletivas e organizacionais, com foco na humanização da justiça e na aproximação entre Judiciário e sociedade. Conclui-se que processos formativos planejados com base em metodologias participativas, integradoras e contemporâneas podem fomentar transformações significativas no ecossistema de inovação do Poder Judiciário brasileiro, contribuindo para a construção de futuros mais democráticos, eficientes e centrados no cidadão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14588_TB6027_23102025182706.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO GUILHERME DE MELO PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.peixoto@unicap.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }