Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E ABORDAGENS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A alfabetização científica e tecnológica (ACT) constitui um eixo estruturante para a formação crítica e cidadã dos indivíduos na contemporaneidade, especialmente nos contextos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse cenário, a ACT transcende o domínio de conteúdos técnicos, promovendo competências para a compreensão, análise e tomada de decisões frente aos desafios ambientais, sociais e produtivos da atualidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a ACT como um princípio norteador fundamental para a EPT, identificando os caminhos e as abordagens pedagógicas que podem favorecer sua efetiva integração aos currículos e às práticas formativas. A abordagem da presente pesquisa é qualitativa, de cunho exploratório, com revisão bibliográfica sistemática em bases como o Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Scholar, no recorte temporal de 2015 a 2025. Foram selecionados e analisados artigos, dissertações e teses que discutem ACT no âmbito da EPT, com foco em estratégias didáticas e processos formativos. Os resultados apontam que a implementação da ACT na EPT ocorre de forma ainda escassa e fragmentada, apesar de sua valorização nos documentos curriculares oficiais, como o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e as Diretrizes Curriculares Nacionais. As abordagens mais observadas envolvem metodologias ativas, como projetos interdisciplinares, ilhas interdisciplinares de racionalidade e o uso de tecnologias digitais, favorecendo a aprendizagem contextualizada e crítica. Identificou-se, ainda, a necessidade de formação continuada de professores para a mediação da ACT de forma intencional, significativa e que possa proporcionar ao educando da EPT uma aprendizagem alinhada às necessidades contemporâneas. Conclui-se que a ACT é elemento essencial para uma EPT comprometida com a transformação social e o desenvolvimento sustentável. Sua consolidação exige ações articuladas entre currículo, práticas pedagógicas e formação docente, garantindo a formação de profissionais críticos, éticos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea.

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