ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E ABORDAGENS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127510 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6029 "inscrito_id" => 12767 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E ABORDAGENS" "resumo" => "A alfabetização científica e tecnológica (ACT) constitui um eixo estruturante para a formação crítica e cidadã dos indivíduos na contemporaneidade, especialmente nos contextos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse cenário, a ACT transcende o domínio de conteúdos técnicos, promovendo competências para a compreensão, análise e tomada de decisões frente aos desafios ambientais, sociais e produtivos da atualidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a ACT como um princípio norteador fundamental para a EPT, identificando os caminhos e as abordagens pedagógicas que podem favorecer sua efetiva integração aos currículos e às práticas formativas. A abordagem da presente pesquisa é qualitativa, de cunho exploratório, com revisão bibliográfica sistemática em bases como o Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Scholar, no recorte temporal de 2015 a 2025. Foram selecionados e analisados artigos, dissertações e teses que discutem ACT no âmbito da EPT, com foco em estratégias didáticas e processos formativos. Os resultados apontam que a implementação da ACT na EPT ocorre de forma ainda escassa e fragmentada, apesar de sua valorização nos documentos curriculares oficiais, como o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e as Diretrizes Curriculares Nacionais. As abordagens mais observadas envolvem metodologias ativas, como projetos interdisciplinares, ilhas interdisciplinares de racionalidade e o uso de tecnologias digitais, favorecendo a aprendizagem contextualizada e crítica. Identificou-se, ainda, a necessidade de formação continuada de professores para a mediação da ACT de forma intencional, significativa e que possa proporcionar ao educando da EPT uma aprendizagem alinhada às necessidades contemporâneas. Conclui-se que a ACT é elemento essencial para uma EPT comprometida com a transformação social e o desenvolvimento sustentável. Sua consolidação exige ações articuladas entre currículo, práticas pedagógicas e formação docente, garantindo a formação de profissionais críticos, éticos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12767_TB6029_10112025222026.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA STELLA NUNES DE OLIVEIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA STELLA" "autor_email" => "maria.oliveira@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127510 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6029 "inscrito_id" => 12767 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E ABORDAGENS" "resumo" => "A alfabetização científica e tecnológica (ACT) constitui um eixo estruturante para a formação crítica e cidadã dos indivíduos na contemporaneidade, especialmente nos contextos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse cenário, a ACT transcende o domínio de conteúdos técnicos, promovendo competências para a compreensão, análise e tomada de decisões frente aos desafios ambientais, sociais e produtivos da atualidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a ACT como um princípio norteador fundamental para a EPT, identificando os caminhos e as abordagens pedagógicas que podem favorecer sua efetiva integração aos currículos e às práticas formativas. A abordagem da presente pesquisa é qualitativa, de cunho exploratório, com revisão bibliográfica sistemática em bases como o Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Scholar, no recorte temporal de 2015 a 2025. Foram selecionados e analisados artigos, dissertações e teses que discutem ACT no âmbito da EPT, com foco em estratégias didáticas e processos formativos. Os resultados apontam que a implementação da ACT na EPT ocorre de forma ainda escassa e fragmentada, apesar de sua valorização nos documentos curriculares oficiais, como o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e as Diretrizes Curriculares Nacionais. As abordagens mais observadas envolvem metodologias ativas, como projetos interdisciplinares, ilhas interdisciplinares de racionalidade e o uso de tecnologias digitais, favorecendo a aprendizagem contextualizada e crítica. Identificou-se, ainda, a necessidade de formação continuada de professores para a mediação da ACT de forma intencional, significativa e que possa proporcionar ao educando da EPT uma aprendizagem alinhada às necessidades contemporâneas. Conclui-se que a ACT é elemento essencial para uma EPT comprometida com a transformação social e o desenvolvimento sustentável. Sua consolidação exige ações articuladas entre currículo, práticas pedagógicas e formação docente, garantindo a formação de profissionais críticos, éticos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12767_TB6029_10112025222026.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA STELLA NUNES DE OLIVEIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA STELLA" "autor_email" => "maria.oliveira@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }