Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MUTAÇÕES EM JOGO: DECIFRANDO DOENÇAS E SÍNDROMES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina “Bases Genéticas da Evolução”, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus X, com o objetivo de criar uma ferramenta didática lúdica e interativa voltada ao ensino de genética e evolução. O recurso elaborado foi um jogo da memória que aborda doenças e síndromes genéticas, suas causas, sintomas e impactos na saúde humana, utilizando metodologias ativas para potencializar a aprendizagem no ensino médio. O jogo propõe a associação entre cartas contendo nomes de doenças ou síndromes genéticas e outras contendo suas respectivas descrições ou características, como padrão de herança, sintomas e alterações cromossômicas envolvidas. Entre os conteúdos abordados estão: herança autossômica dominante e recessiva, distúrbios ligados ao cromossomo X, trissomias, mutações genéticas e o impacto dessas alterações na evolução humana. Durante sua aplicação, o jogo promoveu o desenvolvimento de habilidades cognitivas como memória, atenção e raciocínio lógico, ao mesmo tempo em que estimulou reflexões sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico no tratamento das condições abordadas. A proposta visa contribuir com a compreensão de conteúdos muitas vezes considerados abstratos e de difícil assimilação por parte dos estudantes, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, acessível e engajador. Ao integrar elementos lúdicos com conteúdos curriculares, o jogo também reforça a importância da abordagem interdisciplinar e da diversificação das estratégias pedagógicas no ensino de ciências. Como produto educacional, a atividade demonstrou potencial para ser aplicada em diferentes contextos escolares, estimulando o protagonismo estudantil e promovendo uma aprendizagem ativa, crítica e contextualizada.

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