EDUCAR PARA O COMER E O COMER PARA EDUCAR: O PROCESSO DE ARTICULAÇÃO E COMPREENSÃO DA PRÁTICA DA INTERSETORIALIDADE ENTRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127512 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6031 "inscrito_id" => 14475 "titulo" => "EDUCAR PARA O COMER E O COMER PARA EDUCAR: O PROCESSO DE ARTICULAÇÃO E COMPREENSÃO DA PRÁTICA DA INTERSETORIALIDADE ENTRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL" "resumo" => "O estudo investiga a prática da intersetorialidade entre as políticas de Educação e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com foco no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (PLANSAN/SP). As políticas de alimentação e educação são agendas estratégicas para analisar processos de articulação democrática e intersetorialidade já que necessitam de visões integradas e regionalizadas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) caracteriza-se como a política pública de maior longevidade do país na área de segurança alimentar e nutricional e a prática da intersetorialidade tornou-se um elemento essencial para concretizar suas diretrizes. A perspectiva da Sociologia da Ação Pública pode ser um importante eixo analítico para apoiar na compreensão dos elementos que promovem a intersetorialidade e participação social, já que reconhece que a ação pública é concebida como um espaço sociopolítico construído principalmente pela atuação dos agentes da política.O objetivo deste estudo foi compreender a prática da intersetorialidade e os elementos de intersecção entre as políticas de educação e segurança alimentar e nutricional (SAN). A metodologia baseou-se na análise documental de conferências regionais e outros materiais relacionados ao processo de construção do PLANSAN/SP, permitindo a reconstrução do processo político e a identificação de práticas intersetoriais. Os resultados destacam a importância da participação social e da intersetorialidade na formulação de políticas públicas, com ênfase na integração entre educação e SAN. A pesquisa revelou que a educação alimentar e nutricional (EAN) e o ambiente alimentar escolar são elementos-chave para a promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Conclui-se que a construção de planos regionais de SAN, como o PLANSAN/SP, são essenciais para mobilizar diferentes setores e integrar saberes, promovendo políticas públicas mais viáveis e conectadas com as necessidades dos territórios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14475_TB6031_30102025162909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIORGIA CASTILHO RUSSO" "autor_nome_curto" => "GIORGIA" "autor_email" => "giorgiarusso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127512 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6031 "inscrito_id" => 14475 "titulo" => "EDUCAR PARA O COMER E O COMER PARA EDUCAR: O PROCESSO DE ARTICULAÇÃO E COMPREENSÃO DA PRÁTICA DA INTERSETORIALIDADE ENTRE AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL" "resumo" => "O estudo investiga a prática da intersetorialidade entre as políticas de Educação e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com foco no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (PLANSAN/SP). As políticas de alimentação e educação são agendas estratégicas para analisar processos de articulação democrática e intersetorialidade já que necessitam de visões integradas e regionalizadas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) caracteriza-se como a política pública de maior longevidade do país na área de segurança alimentar e nutricional e a prática da intersetorialidade tornou-se um elemento essencial para concretizar suas diretrizes. A perspectiva da Sociologia da Ação Pública pode ser um importante eixo analítico para apoiar na compreensão dos elementos que promovem a intersetorialidade e participação social, já que reconhece que a ação pública é concebida como um espaço sociopolítico construído principalmente pela atuação dos agentes da política.O objetivo deste estudo foi compreender a prática da intersetorialidade e os elementos de intersecção entre as políticas de educação e segurança alimentar e nutricional (SAN). A metodologia baseou-se na análise documental de conferências regionais e outros materiais relacionados ao processo de construção do PLANSAN/SP, permitindo a reconstrução do processo político e a identificação de práticas intersetoriais. Os resultados destacam a importância da participação social e da intersetorialidade na formulação de políticas públicas, com ênfase na integração entre educação e SAN. A pesquisa revelou que a educação alimentar e nutricional (EAN) e o ambiente alimentar escolar são elementos-chave para a promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Conclui-se que a construção de planos regionais de SAN, como o PLANSAN/SP, são essenciais para mobilizar diferentes setores e integrar saberes, promovendo políticas públicas mais viáveis e conectadas com as necessidades dos territórios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14475_TB6031_30102025162909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIORGIA CASTILHO RUSSO" "autor_nome_curto" => "GIORGIA" "autor_email" => "giorgiarusso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }