PARAUAPEBAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PERSONALIZADO E INDIVIDUALIZADO PARA JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127519 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6049 "inscrito_id" => 13313 "titulo" => "PARAUAPEBAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PERSONALIZADO E INDIVIDUALIZADO PARA JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo explora a importância do ensino personalizado e individualizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando suas contribuições para a inclusão educacional e a melhoria da aprendizagem. O estudo tem como foco o Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º ano para Jovens e Adultos (CEPEJA III – Raquel Botelho), localizado em Parauapebas-PA, que oferece ensino semipresencial e modular, permitindo que os alunos organizem seus horários de estudo conforme suas rotinas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se em relatos de professores de diferentes disciplinas, colhidos por meio de questionário subjetivo. Os resultados apontam que o ensino personalizado contribui para um aprendizado mais eficaz ao respeitar o ritmo e as necessidades individuais dos alunos, promovendo maior engajamento e reduzindo a evasão escolar. A flexibilização dos horários, o acompanhamento individualizado e a adaptação dos conteúdos são aspectos fundamentais dessa abordagem, que valoriza as experiências prévias dos estudantes e fortalece a relação entre professores e alunos. O artigo destaca que a personalização do ensino permite conexões mais significativas entre o conhecimento prévio dos alunos e os novos conteúdos, facilitando a aprendizagem. Além disso, reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem essa metodologia, bem como a formação docente e investimentos em infraestrutura para garantir uma educação acessível e de qualidade para jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13313_TB6049_26102025190747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA PEREIRA VALENTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristianempvalente@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127519 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6049 "inscrito_id" => 13313 "titulo" => "PARAUAPEBAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PERSONALIZADO E INDIVIDUALIZADO PARA JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo explora a importância do ensino personalizado e individualizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando suas contribuições para a inclusão educacional e a melhoria da aprendizagem. O estudo tem como foco o Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º ano para Jovens e Adultos (CEPEJA III – Raquel Botelho), localizado em Parauapebas-PA, que oferece ensino semipresencial e modular, permitindo que os alunos organizem seus horários de estudo conforme suas rotinas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se em relatos de professores de diferentes disciplinas, colhidos por meio de questionário subjetivo. Os resultados apontam que o ensino personalizado contribui para um aprendizado mais eficaz ao respeitar o ritmo e as necessidades individuais dos alunos, promovendo maior engajamento e reduzindo a evasão escolar. A flexibilização dos horários, o acompanhamento individualizado e a adaptação dos conteúdos são aspectos fundamentais dessa abordagem, que valoriza as experiências prévias dos estudantes e fortalece a relação entre professores e alunos. O artigo destaca que a personalização do ensino permite conexões mais significativas entre o conhecimento prévio dos alunos e os novos conteúdos, facilitando a aprendizagem. Além disso, reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem essa metodologia, bem como a formação docente e investimentos em infraestrutura para garantir uma educação acessível e de qualidade para jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13313_TB6049_26102025190747.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA PEREIRA VALENTE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "cristianempvalente@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }