Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL: UM ENFRENTAMENTO À ORDEM NEOLIBERAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho analisa a constituição da Educação do Campo no Brasil, destacando seu caráter contra-hegemônico em relação à educação rural tradicional, subordinada aos interesses do capital. Partindo de uma abordagem histórico-dialética, conforme os fundamentos de Marx (2011) e Lukács (2018), e aplicada à educação por meio da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (2008), busca-se compreender como a luta dos trabalhadores do campo por uma educação pública, gratuita e de qualidade se articula com os processos de resistência frente às investidas do agronegócio, à concentração fundiária e às reformas neoliberais que avançam sobre o espaço rural. A Educação do Campo emerge no bojo das mobilizações sociais por reforma agrária e justiça social, especialmente a partir dos anos 1990, influenciada por movimentos como o MST e pelas proposições pedagógicas inspiradas em Paulo Freire (1987), que enfatizam a educação como prática de liberdade. A análise parte da crítica à lógica capitalista de produção e sua expressão nas políticas públicas educacionais, discutindo como o campo tem sido historicamente marginalizado nas agendas governamentais, inclusive no que se refere ao acesso à escolarização. Ainda, discute-se a tensão entre o projeto de educação voltado à reprodução da ordem e o projeto de educação transformadora gestado nas experiências de organização popular. Ao tomar como referência o contexto do Ceará, busca-se refletir sobre os limites e possibilidades da implementação de políticas de Educação do Campo em um cenário de crescentes retrocessos sociais e desmontes institucionais. Conclui-se que a Educação do Campo é, antes de tudo, uma expressão da luta de classes no território rural, exigindo o reconhecimento da diversidade dos sujeitos do campo e a superação das desigualdades históricas que marcam a realidade brasileira.

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