VOZES NEGRAS NAS ESCOLAS TRADICIONAIS: IDENTIDADE E DIVERSIDADE EM MT
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127528 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6069 "inscrito_id" => 13566 "titulo" => "VOZES NEGRAS NAS ESCOLAS TRADICIONAIS: IDENTIDADE E DIVERSIDADE EM MT" "resumo" => "O projeto “Vozes Negras” propõe-se a promover a inclusão e valorização da diversidade étnico-racial nas escolas estaduais e municipais de Comunidades Tradicionais de Mato Grosso, por meio da implementação de uma educação antirracista em conformidade com a Lei 10.639/03, atualizada oela lei 11.645/08. A iniciativa baseia-se em referenciais teóricos que discutem a educação das relações étnico-raciais e os direitos humanos, como Gomes (2005), Munanga (2006) e Ribeiro (2017), e adota uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e interdisciplinar. As ações pedagógicas desenvolvidas incluem rodas de conversa, oficinas, palestras e atividades integradas que abordam questões de identidade, pertencimento, resistência e a valorização das contribuições históricas e culturais dos povos negros, indígenas e quilombolas. O projeto também promove reflexões críticas sobre as estruturas de poder, racismo e desigualdade social, estimulando uma prática docente comprometida com a equidade. A participação ativa de professores, estudantes e membros das comunidades fortalece o intercâmbio de saberes e experiências, ampliando a construção coletiva do conhecimento. Os principais resultados indicam um avanço na conscientização sobre as temáticas étnico-raciais no ambiente escolar, o fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade e a criação de uma rede colaborativa entre as instituições envolvidas. Assim, a proposta contribui para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, representativa e plural, que respeita e valoriza as identidades culturais presentes no território escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13566_TB6069_21102025081500.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUSA ALBILIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALBILIA" "autor_email" => "albilia.almeida@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127528 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6069 "inscrito_id" => 13566 "titulo" => "VOZES NEGRAS NAS ESCOLAS TRADICIONAIS: IDENTIDADE E DIVERSIDADE EM MT" "resumo" => "O projeto “Vozes Negras” propõe-se a promover a inclusão e valorização da diversidade étnico-racial nas escolas estaduais e municipais de Comunidades Tradicionais de Mato Grosso, por meio da implementação de uma educação antirracista em conformidade com a Lei 10.639/03, atualizada oela lei 11.645/08. A iniciativa baseia-se em referenciais teóricos que discutem a educação das relações étnico-raciais e os direitos humanos, como Gomes (2005), Munanga (2006) e Ribeiro (2017), e adota uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e interdisciplinar. As ações pedagógicas desenvolvidas incluem rodas de conversa, oficinas, palestras e atividades integradas que abordam questões de identidade, pertencimento, resistência e a valorização das contribuições históricas e culturais dos povos negros, indígenas e quilombolas. O projeto também promove reflexões críticas sobre as estruturas de poder, racismo e desigualdade social, estimulando uma prática docente comprometida com a equidade. A participação ativa de professores, estudantes e membros das comunidades fortalece o intercâmbio de saberes e experiências, ampliando a construção coletiva do conhecimento. Os principais resultados indicam um avanço na conscientização sobre as temáticas étnico-raciais no ambiente escolar, o fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade e a criação de uma rede colaborativa entre as instituições envolvidas. Assim, a proposta contribui para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, representativa e plural, que respeita e valoriza as identidades culturais presentes no território escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13566_TB6069_21102025081500.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEUSA ALBILIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ALBILIA" "autor_email" => "albilia.almeida@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }