Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES NEGRAS NAS ESCOLAS TRADICIONAIS: IDENTIDADE E DIVERSIDADE EM MT

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto “Vozes Negras” propõe-se a promover a inclusão e valorização da diversidade étnico-racial nas escolas estaduais e municipais de Comunidades Tradicionais de Mato Grosso, por meio da implementação de uma educação antirracista em conformidade com a Lei 10.639/03, atualizada oela lei 11.645/08. A iniciativa baseia-se em referenciais teóricos que discutem a educação das relações étnico-raciais e os direitos humanos, como Gomes (2005), Munanga (2006) e Ribeiro (2017), e adota uma abordagem metodológica qualitativa, participativa e interdisciplinar. As ações pedagógicas desenvolvidas incluem rodas de conversa, oficinas, palestras e atividades integradas que abordam questões de identidade, pertencimento, resistência e a valorização das contribuições históricas e culturais dos povos negros, indígenas e quilombolas. O projeto também promove reflexões críticas sobre as estruturas de poder, racismo e desigualdade social, estimulando uma prática docente comprometida com a equidade. A participação ativa de professores, estudantes e membros das comunidades fortalece o intercâmbio de saberes e experiências, ampliando a construção coletiva do conhecimento. Os principais resultados indicam um avanço na conscientização sobre as temáticas étnico-raciais no ambiente escolar, o fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade e a criação de uma rede colaborativa entre as instituições envolvidas. Assim, a proposta contribui para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, representativa e plural, que respeita e valoriza as identidades culturais presentes no território escolar.

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