Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BONECA ABAYOMI ESTRATÉGIA CRÍTICO-METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ÉTNICO-RACIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A historicidade afro-brasileira constitui-se num arquipélago de saberes e conhecimentos com princípios e pressupostos da concepção crítico-superadora. Aflora situações de ensino-aprendizagem na Educação Física Escolar com inclusão, diversidade e tolerância, qualificando o quefazer , estabelecendo impactos significativos ao processo educacional. Concebido pela efetivação da educação antirracista, este trabalho tem como objetivo compartilhar um relato de experiência de vivências na Oficina Temática Confecção Boneca Abayomi, que dentre os ensejos, transcorreu na Disciplina Educação Física Diversidade Relação Étnico Racial na Escola. Metodologicamente, direcionada pelo Texto Didático Orientador, foi dividida em GTs - Grupos de trabalho responsáveis por trazer retalhos de tecido para os entrelaços da confecção da Abayomi. Exibimos vídeos sobre a referida boneca e, com Jogos e Brincadeiras tomamos os eixos da Educação Física segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os GTs, numa dinâmica dialógica, estimulou trocas com contextualização conceitual, apresentando uma história que resgatou memórias da infância, adolescência e atuais. Neste contexto, é possível (re)afirmar que a oficina viabilizou a participação dos grupos, impactando diferentes delineamentos conforme a intencionalidade da expressão lúdica e fomento à criatividade nesta construção, instigando práticas com coordenação motora fina, reflexão, criação e socialização, contribuindo qualitativamente à formação integral, tomando as diretrizes da Lei 10.639/03 que impõe obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira acerca da diversidade cultural, formação da identidade negra, desconstrução de estereótipos racistas e valorização da cultura africana. A confecção de Abayomi nutriu simbolismos de resistência, fortalecimento identitário, historicidade, tornando o ambiente suscetível para elucidação de pautas transversais referente às relações étnico-raciais, sustentabilidade e criticidade quanto a imposição de papéis sociais do brincar de boneca, articulando conhecimentos matemáticos ao nortear dimensões do tecido, contexto histórico e produção artística, em função da expressão lúdico-cultural.

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