OFICINA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127532 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6085 "inscrito_id" => 12115 "titulo" => "OFICINA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES" "resumo" => "Neste relato de experiência, discorremos sobre uma oficina de aprendizagem aplicada em 2024, desenvolvida em um Centro de Educação Infantil (CEI), por integrantes do ‘Playground da Matemática’, que é um programa permanente de extensão universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A oficina foi estruturada em quatro encontros semanais, compostos por atividades didáticas que visavam despertar a curiosidade matemática das crianças e estimular o seu o raciocínio lógico, mediados por uma abordagem pedagógica dinâmica e interativa. Com fundamentação teórica pautada na intencionalidade pedagógica na Educação Infantil, buscamos integrar a ludicidade em nossa prática para fomentar o interesse em matemática, instigar a exploração matemática no ambiente externo à sala de aula e potencializar a construção de habilidades relacionadas a números naturais, grandezas e formas geométricas. Para isso, os recursos didáticos utilizados na oficina envolveram contação de histórias, jogos, brincadeiras em formato de circuitos, elementos da natureza e materiais concretos produzidos com a impressão 3D e o corte à laser. A metodologia deste trabalho possui caráter qualitativo de procedimentos experimentais com o relato da oficina e uma análise interpretativa das potencialidades e fragilidades das atividades desenvolvidas. Os dados são oriundos das reflexões, coletadas por meio de questionário eletrônico, de sete licenciandos em Matemática que desenvolveram todas as etapas da oficina que, por sua vez, contou com a participação de 25 estudantes, com idades entre cinco e seis anos, matriculados no segundo período da Educação Infantil na rede municipal de Joinville (SC). Os resultados indicam que, na visão dos licenciandos, a oficina auxiliou as crianças participantes a desenvolverem habilidades relacionadas à classificação, comparação, contagem, relações numéricas, noções geométricas e localização espacial. Também são destacadas as contribuições para a formação docente de licenciandos que atuam em projetos extensionistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12115_TB6085_30102025193418.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JULIA PRUSAK" "autor_nome_curto" => "ANA JULIA" "autor_email" => "ana.juliaprusakrodicz@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127532 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6085 "inscrito_id" => 12115 "titulo" => "OFICINA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES" "resumo" => "Neste relato de experiência, discorremos sobre uma oficina de aprendizagem aplicada em 2024, desenvolvida em um Centro de Educação Infantil (CEI), por integrantes do ‘Playground da Matemática’, que é um programa permanente de extensão universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A oficina foi estruturada em quatro encontros semanais, compostos por atividades didáticas que visavam despertar a curiosidade matemática das crianças e estimular o seu o raciocínio lógico, mediados por uma abordagem pedagógica dinâmica e interativa. Com fundamentação teórica pautada na intencionalidade pedagógica na Educação Infantil, buscamos integrar a ludicidade em nossa prática para fomentar o interesse em matemática, instigar a exploração matemática no ambiente externo à sala de aula e potencializar a construção de habilidades relacionadas a números naturais, grandezas e formas geométricas. Para isso, os recursos didáticos utilizados na oficina envolveram contação de histórias, jogos, brincadeiras em formato de circuitos, elementos da natureza e materiais concretos produzidos com a impressão 3D e o corte à laser. A metodologia deste trabalho possui caráter qualitativo de procedimentos experimentais com o relato da oficina e uma análise interpretativa das potencialidades e fragilidades das atividades desenvolvidas. Os dados são oriundos das reflexões, coletadas por meio de questionário eletrônico, de sete licenciandos em Matemática que desenvolveram todas as etapas da oficina que, por sua vez, contou com a participação de 25 estudantes, com idades entre cinco e seis anos, matriculados no segundo período da Educação Infantil na rede municipal de Joinville (SC). Os resultados indicam que, na visão dos licenciandos, a oficina auxiliou as crianças participantes a desenvolverem habilidades relacionadas à classificação, comparação, contagem, relações numéricas, noções geométricas e localização espacial. Também são destacadas as contribuições para a formação docente de licenciandos que atuam em projetos extensionistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12115_TB6085_30102025193418.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JULIA PRUSAK" "autor_nome_curto" => "ANA JULIA" "autor_email" => "ana.juliaprusakrodicz@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }