Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE GENÉTICA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de genética no Ensino Médio envolve conteúdos que exigem a compreensão de processos abstratos e complexos. Nesse cenário, estratégias didáticas que favoreçam a participação ativa dos estudantes podem contribuir para a construção do conhecimento. Este estudo teve como objetivo verificar as potencialidades de uma sequência didática investigativa no ensino de genética no contexto do Ensino Médio. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos sobre sequências didáticas de Pechliye (2018), e o ensino por investigação de Carvalho (2013), que defendem a participação ativa dos discentes no processo de aprendizagem. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. A proposta foi aplicada no primeiro semestre de 2025, em quatro turmas do ensino médio, mediada por duas Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e dividida em três etapas: conversa inicial buscando compreender os conhecimentos prévios dos participantes, prática com um experimento de extração do DNA da banana e, ao final, os estudantes, divididos em grupos, responderam uma ficha de atividade contendo o passo a passo do experimento e questões reflexivas. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação participante e análise textual de atividades escritas. Os resultados indicaram que a aplicação da sequência contribuiu para estimular a participação dos educandos, que demonstraram maior compreensão dos conteúdos trabalhados. Além disso, o caráter investigativo da atividade estimulou a formulação de hipóteses e a autonomia na construção do conhecimento. A experiência destaca a importância da utilização de ativas no ensino de genética, oportunizando um aprendizado mais dinâmico e participativo.

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