A ESCUTA DOS(AS) ESTUDANTES NO PROJETO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127536 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6094 "inscrito_id" => 14869 "titulo" => "A ESCUTA DOS(AS) ESTUDANTES NO PROJETO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho é fruto de pesquisas e reflexões realizadas no contexto do projeto de ensino de recomposição da aprendizagem, desenvolvido na Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão-PE. Essa iniciativa surge da necessidade de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes que, ao longo de sua trajetória escolar, não conseguiram se alfabetizar na "idade certa", aqui compreendida como o ciclo de alfabetização no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é compreender a percepção dos(as) estudantes sobre a relevância e os impactos do Projeto de Recomposição da Aprendizagem em sua trajetória escolar. Teoricamente, nos aproximamos das reflexões sobre aprendizagem significativa, recomposição da aprendizagem e processos de alfabetização e letramento, adotando uma perspectiva crítica e reflexiva. Essa abordagem possibilita que a escola alinhe suas práticas curriculares às necessidades da comunidade, especialmente no atendimento aos(às) estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais que ainda não se encontram alfabetizados(as). A metodologia desta pesquisa se dá por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para obter as narrativas dos(as) estudantes participantes do projeto de recomposição da aprendizagem. Os dados obtidos ao longo da pesquisa serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, com base na Análise Temática, permitindo o acesso aos núcleos de sentido que emergem dos discursos dos(as) estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que o projeto tem contribuído significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes, uma vez que os conteúdos e as abordagens metodológicas adotadas são voltados para suas necessidades individuais. Além disso, observa-se que a participação no projeto fortalece a confiança dos(as) estudantes no ensino regular, promovendo maior autonomia em seu processo de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14869_TB6094_04112025223649.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYBSON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEYBSON SILVA" "autor_email" => "deybson511silva@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127536 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6094 "inscrito_id" => 14869 "titulo" => "A ESCUTA DOS(AS) ESTUDANTES NO PROJETO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho é fruto de pesquisas e reflexões realizadas no contexto do projeto de ensino de recomposição da aprendizagem, desenvolvido na Rede Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão-PE. Essa iniciativa surge da necessidade de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes que, ao longo de sua trajetória escolar, não conseguiram se alfabetizar na "idade certa", aqui compreendida como o ciclo de alfabetização no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é compreender a percepção dos(as) estudantes sobre a relevância e os impactos do Projeto de Recomposição da Aprendizagem em sua trajetória escolar. Teoricamente, nos aproximamos das reflexões sobre aprendizagem significativa, recomposição da aprendizagem e processos de alfabetização e letramento, adotando uma perspectiva crítica e reflexiva. Essa abordagem possibilita que a escola alinhe suas práticas curriculares às necessidades da comunidade, especialmente no atendimento aos(às) estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais que ainda não se encontram alfabetizados(as). A metodologia desta pesquisa se dá por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas para obter as narrativas dos(as) estudantes participantes do projeto de recomposição da aprendizagem. Os dados obtidos ao longo da pesquisa serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, com base na Análise Temática, permitindo o acesso aos núcleos de sentido que emergem dos discursos dos(as) estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que o projeto tem contribuído significativamente para o processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes, uma vez que os conteúdos e as abordagens metodológicas adotadas são voltados para suas necessidades individuais. Além disso, observa-se que a participação no projeto fortalece a confiança dos(as) estudantes no ensino regular, promovendo maior autonomia em seu processo de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14869_TB6094_04112025223649.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYBSON PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEYBSON SILVA" "autor_email" => "deybson511silva@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }