PRÁTICAS E DESAFIOS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
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O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem papel fundamental nesse contexto, mas é preciso ampliar o olhar para outras estratégias que envolvam toda a comunidade escolar na construção de ambientes acessíveis e inclusivos. Este estudo realiza uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de mapear metodologias, práticas e ferramentas que favoreçam a aprendizagem e a participação de estudantes autistas no ensino médio. Além disso, busca analisar estudos que orientem a construção de propostas que rompam com a lógica excludente e valorizem a diversidade como princípio pedagógico. A comunicação entre escola, família e equipe pedagógica é um aspecto central na efetivação dessas práticas, assim como a formação docente crítica e continuada, comprometida com a inclusão fundamentada nos direitos humanos. A ausência de políticas públicas que incentivem a eliminação de barreiras e a transformação dos espaços escolares contribui para a exclusão educacional e social desses estudantes. 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