Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127546
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6119
    "inscrito_id" => 12130
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A tecnologia contribuiu para o desenvolvimento da Educação, e tem se tornado pauta de inúmeras discussões no campo das políticas educacionais e no próprio contexto do cotidiano escolar. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelas escolas para implementação das tecnologias, evidenciando estratégias para melhoria do ensino, com base nas lacunas que foram identificadas. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de base qualitativa, como investigação do objeto de pesquisa, sendo necessário compreender que esse objeto se apresenta em constante transformação. Com isso, concluiu-se que, a educação contemporânea exige o domínio de competências digitais para professores, que vão além de instrumentalizar a prática docente, mas possuir apropriação das intencionalidades que as novas tecnologias podem oferecer. Outrossim, existem barreiras e desafios a serem superados, mas que apresentam valiosas oportunidades para a melhoria da qualidade da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12130_TB6119_14102025082231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA NASCIMENTO BARRETO LEONEZ"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapaula.n.leonez@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127546
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6119
    "inscrito_id" => 12130
    "titulo" => "OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ESCOLAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A tecnologia contribuiu para o desenvolvimento da Educação, e tem se tornado pauta de inúmeras discussões no campo das políticas educacionais e no próprio contexto do cotidiano escolar. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelas escolas para implementação das tecnologias, evidenciando estratégias para melhoria do ensino, com base nas lacunas que foram identificadas. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de base qualitativa, como investigação do objeto de pesquisa, sendo necessário compreender que esse objeto se apresenta em constante transformação. Com isso, concluiu-se que, a educação contemporânea exige o domínio de competências digitais para professores, que vão além de instrumentalizar a prática docente, mas possuir apropriação das intencionalidades que as novas tecnologias podem oferecer. Outrossim, existem barreiras e desafios a serem superados, mas que apresentam valiosas oportunidades para a melhoria da qualidade da educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12130_TB6119_14102025082231.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA NASCIMENTO BARRETO LEONEZ"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapaula.n.leonez@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A tecnologia contribuiu para o desenvolvimento da Educação, e tem se tornado pauta de inúmeras discussões no campo das políticas educacionais e no próprio contexto do cotidiano escolar. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelas escolas para implementação das tecnologias, evidenciando estratégias para melhoria do ensino, com base nas lacunas que foram identificadas. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de base qualitativa, como investigação do objeto de pesquisa, sendo necessário compreender que esse objeto se apresenta em constante transformação. Com isso, concluiu-se que, a educação contemporânea exige o domínio de competências digitais para professores, que vão além de instrumentalizar a prática docente, mas possuir apropriação das intencionalidades que as novas tecnologias podem oferecer. Outrossim, existem barreiras e desafios a serem superados, mas que apresentam valiosas oportunidades para a melhoria da qualidade da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.