A ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA VALIOSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127549 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6123 "inscrito_id" => 14262 "titulo" => "A ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA VALIOSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "É sabido que estudos em programas de, e sobre, formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes. E, uma técnica, que se compreende de grande utilidade para os docentes nessas formações continuadas é o método de Análise das Práticas, haja vista que ao refletir sobre suas práticas, os docentes podem desenvolver uma atitude reflexiva crítica, questionando e aprimorando suas metodologias e abordagens pedagógicas. Destaca-se pois, a importância dos Mestrados Profissionais, pois estes visam capacitar os docentes que buscam melhorar sua prática profissional em seu cotidiano nas respectivas instituições escolares onde trabalham. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo mapear estudos a partir de uma revisão sistemática que realizamos acerca das Análises das Práticas como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. Como fontes de informações para a busca dos artigos, recorremos a duas bases de dados eletrônicos: uma delas foi a Scielo do Brasil e a outra foi o Portal de Periódicos da CAPES. A partir dos critérios estabelecidos, encontramos três artigos. Todos eles contribuem para um diagnóstico de quão curta é a malha literária existente em âmbito nacional acerca das análises das práticas. Na mesma medida, todos descrevem a importância dessa técnica como forma de validação dos saberes docentes construídos, refletidos e reconstruídos na prática cotidiana. Parece acertado afirmar que a técnica de Análise das Práticas pode então vir a ser uma ferramenta valiosa na formação continuada de professores de Educação Física, especialmente no contexto dos mestrados profissionais, desde que devidamente estimulada e empregada. Isso autoriza concluir que a prática reflexiva promovida pela Análise das Práticas é essencial para o desenvolvimento de uma educação e uma educação física mais inclusiva e eficaz, pois fica claro que essa técnica contribui para a criação de ambientes de aprendizagem mais adaptados às necessidades dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14262_TB6123_25102025184457.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON MARTINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jeffersonmsfla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127549 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6123 "inscrito_id" => 14262 "titulo" => "A ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA VALIOSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "É sabido que estudos em programas de, e sobre, formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes. E, uma técnica, que se compreende de grande utilidade para os docentes nessas formações continuadas é o método de Análise das Práticas, haja vista que ao refletir sobre suas práticas, os docentes podem desenvolver uma atitude reflexiva crítica, questionando e aprimorando suas metodologias e abordagens pedagógicas. Destaca-se pois, a importância dos Mestrados Profissionais, pois estes visam capacitar os docentes que buscam melhorar sua prática profissional em seu cotidiano nas respectivas instituições escolares onde trabalham. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo mapear estudos a partir de uma revisão sistemática que realizamos acerca das Análises das Práticas como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. Como fontes de informações para a busca dos artigos, recorremos a duas bases de dados eletrônicos: uma delas foi a Scielo do Brasil e a outra foi o Portal de Periódicos da CAPES. A partir dos critérios estabelecidos, encontramos três artigos. Todos eles contribuem para um diagnóstico de quão curta é a malha literária existente em âmbito nacional acerca das análises das práticas. Na mesma medida, todos descrevem a importância dessa técnica como forma de validação dos saberes docentes construídos, refletidos e reconstruídos na prática cotidiana. Parece acertado afirmar que a técnica de Análise das Práticas pode então vir a ser uma ferramenta valiosa na formação continuada de professores de Educação Física, especialmente no contexto dos mestrados profissionais, desde que devidamente estimulada e empregada. Isso autoriza concluir que a prática reflexiva promovida pela Análise das Práticas é essencial para o desenvolvimento de uma educação e uma educação física mais inclusiva e eficaz, pois fica claro que essa técnica contribui para a criação de ambientes de aprendizagem mais adaptados às necessidades dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14262_TB6123_25102025184457.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON MARTINS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jeffersonmsfla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }