Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA VALIOSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127549
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6123
    "inscrito_id" => 14262
    "titulo" => "A ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA VALIOSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "É sabido que estudos em programas de, e sobre, formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes. E, uma técnica, que se compreende de grande utilidade para os docentes nessas formações continuadas é o método de Análise das Práticas, haja vista que ao refletir sobre suas práticas, os docentes podem desenvolver uma atitude reflexiva crítica, questionando e aprimorando suas metodologias e abordagens pedagógicas. Destaca-se pois, a importância dos Mestrados Profissionais, pois estes visam capacitar os docentes que buscam melhorar sua prática profissional em seu cotidiano nas respectivas instituições escolares onde trabalham. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo mapear estudos a partir de uma revisão sistemática que realizamos acerca das Análises das Práticas como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. Como fontes de informações para a busca dos artigos, recorremos a duas bases de dados eletrônicos: uma delas foi a Scielo do Brasil e a outra foi o Portal de Periódicos da CAPES. A partir dos critérios estabelecidos, encontramos três artigos. Todos eles contribuem para um diagnóstico de quão curta é a malha literária existente em âmbito nacional acerca das análises das práticas. Na mesma medida, todos descrevem a importância dessa técnica como forma de validação dos saberes docentes construídos, refletidos e reconstruídos na prática cotidiana. Parece acertado afirmar que a técnica de Análise das Práticas pode então vir a ser uma ferramenta valiosa na formação continuada de professores de Educação Física, especialmente no contexto dos mestrados profissionais, desde que devidamente estimulada e empregada. Isso autoriza concluir que a prática reflexiva promovida pela Análise das Práticas é essencial para o desenvolvimento de uma educação e uma educação física mais inclusiva e eficaz, pois fica claro que essa técnica contribui para a criação de ambientes de aprendizagem mais adaptados às necessidades dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14262_TB6123_25102025184457.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON MARTINS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonmsfla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127549
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6123
    "inscrito_id" => 14262
    "titulo" => "A ANÁLISE DAS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA VALIOSA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "É sabido que estudos em programas de, e sobre, formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes. E, uma técnica, que se compreende de grande utilidade para os docentes nessas formações continuadas é o método de Análise das Práticas, haja vista que ao refletir sobre suas práticas, os docentes podem desenvolver uma atitude reflexiva crítica, questionando e aprimorando suas metodologias e abordagens pedagógicas. Destaca-se pois, a importância dos Mestrados Profissionais, pois estes visam capacitar os docentes que buscam melhorar sua prática profissional em seu cotidiano nas respectivas instituições escolares onde trabalham. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo mapear estudos a partir de uma revisão sistemática que realizamos acerca das Análises das Práticas como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. Como fontes de informações para a busca dos artigos, recorremos a duas bases de dados eletrônicos: uma delas foi a Scielo do Brasil e a outra foi o Portal de Periódicos da CAPES. A partir dos critérios estabelecidos, encontramos três artigos. Todos eles contribuem para um diagnóstico de quão curta é a malha literária existente em âmbito nacional acerca das análises das práticas. Na mesma medida, todos descrevem a importância dessa técnica como forma de validação dos saberes docentes construídos, refletidos e reconstruídos na prática cotidiana. Parece acertado afirmar que a técnica de Análise das Práticas pode então vir a ser uma ferramenta valiosa na formação continuada de professores de Educação Física, especialmente no contexto dos mestrados profissionais, desde que devidamente estimulada e empregada. Isso autoriza concluir que a prática reflexiva promovida pela Análise das Práticas é essencial para o desenvolvimento de uma educação e uma educação física mais inclusiva e eficaz, pois fica claro que essa técnica contribui para a criação de ambientes de aprendizagem mais adaptados às necessidades dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14262_TB6123_25102025184457.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON MARTINS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonmsfla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

É sabido que estudos em programas de, e sobre, formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes. E, uma técnica, que se compreende de grande utilidade para os docentes nessas formações continuadas é o método de Análise das Práticas, haja vista que ao refletir sobre suas práticas, os docentes podem desenvolver uma atitude reflexiva crítica, questionando e aprimorando suas metodologias e abordagens pedagógicas. Destaca-se pois, a importância dos Mestrados Profissionais, pois estes visam capacitar os docentes que buscam melhorar sua prática profissional em seu cotidiano nas respectivas instituições escolares onde trabalham. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo mapear estudos a partir de uma revisão sistemática que realizamos acerca das Análises das Práticas como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar. Como fontes de informações para a busca dos artigos, recorremos a duas bases de dados eletrônicos: uma delas foi a Scielo do Brasil e a outra foi o Portal de Periódicos da CAPES. A partir dos critérios estabelecidos, encontramos três artigos. Todos eles contribuem para um diagnóstico de quão curta é a malha literária existente em âmbito nacional acerca das análises das práticas. Na mesma medida, todos descrevem a importância dessa técnica como forma de validação dos saberes docentes construídos, refletidos e reconstruídos na prática cotidiana. Parece acertado afirmar que a técnica de Análise das Práticas pode então vir a ser uma ferramenta valiosa na formação continuada de professores de Educação Física, especialmente no contexto dos mestrados profissionais, desde que devidamente estimulada e empregada. Isso autoriza concluir que a prática reflexiva promovida pela Análise das Práticas é essencial para o desenvolvimento de uma educação e uma educação física mais inclusiva e eficaz, pois fica claro que essa técnica contribui para a criação de ambientes de aprendizagem mais adaptados às necessidades dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.