Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOTIVOS PARA EVASÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O sucesso ou insucesso da trajetória acadêmica na Educação Superior está diretamente atrelado à evasão de estudantes, cuja taxa excessiva repercute negativamente sobre a vida estudantil e sobre os índices de qualidade da Instituição de Ensino. Com isso, o trabalho tem objetivo de compreender os motivos da evasão escolar na Educação Superior do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), nos âmbitos individuais, institucionais e externos à Instituição. Enquanto metodologia, trata-se de um estudo qualiquantitativo, que avaliou a evasão nos Cursos Superiores do IFPB - Campus Cabedelo, nos anos de 2023 e 2024, por meio de um questionário aplicado com auxílio da ferramenta Google Forms. O universo do estudo foi composto por 284 estudantes evadidos, que possuíam média de idade de 24,5 anos (±7,01). Desses, 136 (48%) eram do curso de Design Gráfico e 148 (52%) da Licenciatura em Ciências Biológicas. Quanto aos respondentes do questionário, 24 evadidos compuseram a amostra do trabalho: quinze de Design Gráfico (62,5%) e nove da Licenciatura em Ciências Biológicas (37,5%). As principais causas da evasão, com base em análise de conteúdo, se relacionaram aos fatores individuais (n=23), seguido dos externos (n=18) e institucionais (n=9). Os fatores individuais com mais destaque foram a dificuldade de conciliar estudo e trabalho; problemas psicológicos, como ansiedade ou depressão; e, mudança de interesse profissional. No contexto externo, os que mais contribuíram foram a distância entre o Campus e o local de residência e a falta de segurança para voltar para casa. Já os institucionais, destacaram-se as questões organizacionais, como déficits na estrutura de apoio ao funcionamento do curso; e, as relações interpessoais. Diante do exposto, a compreensão dos motivos da evasão acadêmica, considerando as especificidades e trajetórias de cada estudante, é essencial no planejamento de estratégias eficazes para a redução das taxas de abandono escolar na Educação Superior.

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